Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2023, 38.840 novos casos de câncer foram notificados na Bahia. A situação, a longo prazo, complica ainda mais se nos basearmos na pesquisa divulgada pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer. Os dados indicam que o o Brasil registrará 1,15 milhão de novos casos até 2050, uma alta de 83,5% se comparado com a incidência de 2022.
Na Bahia, a estimativa é de 116 mil novos casos de câncer. Apesar da evolução científica, que auxilia na agilidade do diagnósticos, a prevenção continua sendo a melhor alternativa. Por isso, o iBahia selecionou - a partir de estatísticas médicas - listou os tipos de câncer mais comuns no estado e claro, dicas de como se cuidar.
Leia também:
Tipos de câncer com maior incidência na Bahia
- Próstata - 79,42
A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen. O câncer de próstata pode muitas vezes ser assintomático. O diagnóstico precoce é crucial para um tratamento eficaz.
- Mama feminina - 43,28
O câncer de mama é um dos tipos mais comuns de câncer entre as mulheres. A detecção precoce através da mamografia e autoexame é fundamental para um prognóstico e um tratamento favorável .
- Colo do útero - 11,84
O câncer de colo do útero está associado ao HPV e é causado pela infecção genital persistente por alguns tipos do Papilomavírus Humano. Pode ser prevenido através da vacinação e exames regulares de Papanicolau.
- Cólon e reto - 10,26
Este é o câncer de intestino, que abrange os tumores que se iniciam no intestino grosso, chamado cólon, e no reto. O câncer colorretal pode ser prevenido com mudanças no estilo de vida e detecção precoce através de colonoscopias regulares.
- Traqueia, brônquio e pulmão - 7,87
O câncer de pulmão está fortemente ligado ao tabagismo e é uma das principais causas de morte por câncer em todo o mundo. A prática de atividades físicas e evitar o uso de tabaco podem prevenir a doença.
- Estômago - 6,84
Também é chamado de câncer gástrico, o tipo adenocarcinoma é responsável por cerca de 95% dos casos de tumor do estômago. Podem ser fatores de riscos doenças pré-existentes, como anemia perniciosa e infecções pela bactéria Helicobacter pylori (H. pylori).
- Cavidade oral - 5,41
O câncer de cavidade oral pode afetar os lábios, língua, gengivas e outras estruturas da boca, sendo muitas vezes associado também ao tabagismo e consumo excessivo de álcool.
- Glândula tireoide - 4,83
O câncer de tireoide é geralmente tratável e tem um bom prognóstico, especialmente quando diagnosticado precocemente. O histórico familiar pode ser fator de incidência a câncer da tireoide.
- Leucemias - 4,09
As leucemias são cânceres do sangue que afetam as células sanguíneas, podendo ser agudas ou crônicas e exigindo tratamentos específicos. A doença pode ser do tipo crônica (que geralmente agrava-se lentamente) ou aguda (que costuma piorar de maneira rápida).
- Linfoma não Hodgkin - 3,49
Este tipo de câncer afeta o sistema linfático e existem muitos subtipos diferentes com prognósticos variados, exigindo abordagens terapêuticas específicas. A melhor forma para prevenção é evitar exposições químicas potencialmente carcinogênicas.
Isadora Gomes
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!