icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Conheça os benefícios de consumir tâmara

A fruta é rica em minerais (como ferro, potássio, zinco e cálcio), fibras e vitaminas

foto autor

Redação iBahia

14/05/2020 às 23:01 • Atualizada em 31/08/2022 às 13:50 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Quer melhorar sua alimentação? Diminuir o consumo de açúcar? Se respondeu sim para uma das perguntas, incluir a tâmara em seu cardápio alimentar pode ser uma ótima alternativa. A fruta é rica em minerais (como ferro, potássio, zinco e cálcio), fibras e vitaminas. Além disso, ela é bem doce e uma ótima fonte de energia. As informações são do portal Minha Vida.
O consumo de tâmara pode trazer vários benefícios para o organismo. Entre eles: melhora do funcionamento do intestino, auxilia no controle da glicemia, melhora a saúde óssea, ajuda a controlar a pressão arterial e a combater anemia. Além disso, a tâmara tem grande ação anti-inflamatória e antioxidante.

De acordo com a nutricionista Maria Clara Pinheiro ao Minha Vida, as tâmaras frescas têm por volta de 30% de açúcar. Já nas secas, o açúcar pode representar 80% da composição dessa fruta. Dessa forma, a fruta seca se torna uma ótima opção para substituir o açúcar refinado em receitas (bolos, doces, tortas e outras sobremesas).

A nutricionista Juliana da Mata explicou ao Minha Vida como preparar a tâmara para substituir o açúcar nas receitas. "A tâmara pode ser empregada para substituir o açúcar, em forma de pasta. Basta hidratar cerca de 200 gramas de tâmaras sem caroço (essa quantidade pode variar de acordo com a sua demanda) por 1 hora em água filtrada e depois bater no liquidificador ou processador", ensinou Juliana
Por ser uma fruta de alto teor de calorias e carboidratos, vale consultar um nutricionista antes de incluí-la de vez na dieta.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde