Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Conheça os benefícios do chá de barbatimão

A planta tem diversas propriedades medicinais, desde antioxidantes até ações diuréticas

Redação iBahia • 11/11/2020 às 19:45 • Atualizada em 31/08/2022 às 5:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Chá e saúde tem tudo a ver. Para quem quer ampliar as opções, vale apostar no chá de barbatimão, que é uma espécie nativa do Cerrado brasileiro encontrada em São Paulo, Minas Gerais e nos estados do Centro-Oeste. As informações são do portal Taeq.
A planta tem diversas propriedades medicinais, desde antioxidantes até ações diuréticas, e pode ser usado para auxiliar no tratamento de diferentes doenças.
Entre os benefícios de consumir chá de barbatimão estão: auxílio no tratamento de gastrite e outras inflamações, ameniza dores de garganta, ação cicatrizante e antibacteriana, melhora a saúde da pele, a imunidade, diminui inchaços e ainda tem ação desintoxicante.
Para preparar o chá, você precisa de uma colher de sopa de cascas de barbatimão e 500 ml de água. Você coloca água para ferver em uma panela, quando começar a borbulhar, despeje as cascas de barbatimão, misture levemente, tampe o recipiente e apague o fogo. Em seguida, deixe em infusão por pelo menos 10 minutos e, depois, é só coar e beber.
Vale lembrar que, assim como tudo na vida, o chá de barbatimão deve ser consumido com moderação para não causar desequilíbrios no organismo. Além disso, esse chá não é indicado para gestantes, pois pode surtir um efeito abortivo. O ideal é consultar um médico ou nutricionista antes de iniciar o consumo frequente da bebida.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde