O inverno está prestes a chegar e com ele uma variedade de doenças respiratórias causadas pelo tempo frio e ar seco. Mas alguns cuidados no dia a dia podem ajudar a preveni-las, como manter a casa sempre arejada e limpa. A diretora da rede de limpezas House Shine, Lilian Esteves, deu algumas dicas para ‘sobreviver’ à estação.
- Manter o ar circulando dentro da residência é importante, portanto evite ficar com as janelas fechadas durante muito tempo. Umidificadores de ar podem ser bons aliados em lugares secos - aconselha a especialista, que pede uma atenção especial a tapetes e cortinas: - Evite tudo o que possa acumular poeira, e sempre que for possível, faça a limpeza desses itens. Algumas empresas até oferecem serviços especializados para lavagem de cortinas, tapetes e estofados.
Lilian também reforça a importância de se guardar as roupas sempre limpas. Como o guarda-roupas é um local fechado, é fundamental ficar atento e ter cuidado com a limpeza das peças. Após o uso, as roupas de inverno devem ser lavadas e armazenadas em embalagens fechadas a vácuo. As de lã costumam ter ainda mais facilidade de acumular pelos e outros agentes causadores de alergia.
Apesar de manter a casa limpa ser o item número 1 na lista de cuidados para evitar as doenças respiratórias, é preciso dar atenção especial ao material utilizado. Alguns produtos têm o cheiro muito forte devido aos seus componentes, o recomendável é utilizar com moderação esse tipo de material. Escolha produtos com odor mais suave.
Na hora de remover o pó dos móveis, o ideal é usar um pano de microfibra úmido em vez do espanador, que apenas transfere o pó de lugar (com exceção dos modelos eletrostáticos, que retêm as partículas de sujeira). Quem tem animais de estimação deve evitar recebê-los no sofá e na cama, por causa do excesso de pelos soltos. Forrar os móveis com lençóis ou colchas que possam ser removidos e lavados também é uma boa opção.
Mesmo com a chegada do inverno, algumas pessoas costumam usar o ar-condicionado. É importante que verifiquem antes a limpeza interna do aparelho, realizando a manutenção periódica. Evite fumar dentro de casa. Além de o hábito ser prejudicial à saúde, a fumaça pode influenciar também no agravamento de alergias e doenças respiratórias.
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!