Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Dez razões para consumir brócolis e opções de refeições

O brócolis é rico em proteínas, vitaminas (C, A, K e do complexo B), cálcio, ferro, fósforo, potássio e fibras

Redação iBahia • 17/10/2019 às 0:01 • Atualizada em 31/08/2022 às 12:19 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Quer melhorar seus hábitos alimentares? Você precisa inserir vegetais em sua alimentação. Uma opção é o brócolis, que é rico em nutrientes e traz vários benefícios para saúde. Ele pode ser consumido cozido no vapor, em sopas e cremes, no arroz, refogado e até empanado.
O brócolis é rico em proteínas, vitaminas (C, A, K e do complexo B), cálcio, ferro, fósforo, potássio e fibras.De acordo com a nutricionista Patrícia Bertoni, da Taeq, essas substâncias proporcionam bem-estar e vitalidade. Além disso, são essenciais para o bom funcionamento do organismo.
Foto: reprodução
Para não ficar nenhuma dúvida, confira dez benefícios de consumir brócolis regularmente.
1- Melhora a saúde do intestino, por ser rica em fibras - evitando problemas de constipação;
2- Auxilia no controle da glicemia e colesterol;
3- Possui efeito cardioprotetor;
4- Garante uma boa formação do feto;
5- Aumenta a imunidade;
6- Previne o câncer, já que possui propriedades anticancerígenas em sua composição (isotiocianato, sulforafano e mirosinase);
7- Atua no tratamento de inflamações, como gastrite;
8- Auxilia o funcionamento do cérebro
9- Combate o envelhecimento precoce, por ser rica em antioxidantes;10- Aliado do emagrecimento, por ser um alimento pouco calórico e uma ótima opção de ingrediente para sucos verdes por ser bastante nutritivo.
A nutricionista Patrícia Bertoni, da Taeq, explicou cinco maneiras saudáveis de preparar o brócolis.
1 - Cozido no vapor: quando cozinhamos os vegetais a vapor, é uma garantia da preservação os nutrientes do alimento, já que assim eles não se perdem na água durante o cozimento.
2 - Sopas e cremes: "Basta separar as partes impróprias para consumo, lavar bem e colocar para cozinhar já com pouca água com sal e fervendo. Utilize a água do cozimento para bater o vegetal e preparar o prato", indicou Patrícia.
3- No arroz: o arroz de brócolis é saboroso e garante a ingestão dos nutrientes necessários. "Também separe as partes impróprias para consumo, lave bem e bata as folhas ainda cruas. Depois disso é só acrescentar ao arroz na hora do cozimento", explica Patrícia.
4 - Refogado: "Higienize o brócolis e acrescente no refogado de alho, cebola e azeite e ir acrescentando água aos poucos até que cheguem a consistência desejada", analisa a nutricionista.
5 - Empanado: após cozinhar o vegetal, separe algumas sementes de sua preferência, como chia e linhaça, por exemplo, misture-as. Passe o brócolis em clara de ovos e posteriormente nas sementes. Leve ao forno com um fio de azeite. Sirva e adicione outros acompanhamentos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde