Quer adotar hábitos saudáveis na alimentação? A mangaba é uma ótima opção. A fruta nordestina rica em vitaminas e minerais, é uma das responsáveis por fortalecer o organismo e contribuir para o o bom funcionamento do metabolismo. Ficou interessado? conheça mais benefícios ao consumi-lo regularmente. Confira: :
1. Tem alto teor de compostos antioxidantes, vitaminas A, do complexo B e C
A fruta mangaba fornece compostos antioxidantes e vitaminas fundamentais (como a A, do complexo B e C), que são responsáveis por fortalecer a imunidade, prevenindo gripes e resfriados, melhoram a saúde da pele, dos cabelos e também são essenciais para o bom funcionamento dos sistemas nervoso e cardiovascular.
2. Ajuda a prevenir anemia, pois tem alto teor de ferro
Você sabia que a mangaba também tem alto teor de ferro em sua composição? Por conta disso, ela ajuda a prevenir problemas como a anemia e mantém o bom funcionamento do sistema circulatório tendo em mente que o ferro é o responsável pelo transporte de oxigênio por entre as células do corpo.
3. Tem ação digestiva e laxante
Outro ponto interessante da mangaba é que ela pode ser uma grande aliada do intestino, pois tem ação digestiva e laxante ou seja, é ótima para quem sofre com prisão de ventre. Ao consumir essa fruta in natura diariamente, é possível manter o aparato gastrointestinal bem mais regulado.
4. Ajuda a controla a pressão arterial, os níveis de colesterol e o índice glicêmico
Por conter fibras, vitaminas B1 e B2, compostos antioxidantes e outros nutrientes essenciais, a mangaba também ajuda a controlar a pressão arterial (sendo muito indicada para a dieta de quem sofre hipertensão), a regular o índice glicêmico (ótimo para quem tem diabetes) e os níveis de colesterol. Por isso, inclusive, essa fruta é considerada uma das maiores aliadas para a saúde do coração.
5. Fortalece os ossos e músculos, pois fornece cálcio e ferro ao organismo
A fruta mangaba também fornece minerais importantes para a formação dos ossos e dentes do corpo, como o cálcio e o fósforo. Por isso, essa fruta ajuda a prevenir problemas relacionados à ossatura (como a osteopenia). Por conter fibras e proteínas, ela também ajuda a manter os músculos e articulações fortalecidos ou seja, também é ótima para introduzir na alimentação de antes e depois do treino.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!