Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Entenda o que é cateterismo, procedimento ao qual Galvão passou

Procedimento foi realizado em Lima, capital do Peru

Redação iBahia • 21/11/2019 às 19:33 • Atualizada em 31/08/2022 às 11:55 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O narrador Galvão Bueno sentiu um mal-estar na manhã desta quinta-feira e foi submetido a um cateterismo para desobstruir uma artéria coronariana. O procedimento foi realizado em Lima, no Peru, onde ele narraria a final da Libertadores entre Flamengo e River Plate , no próximo sábado, às 17h.

Foto: Reprodução/TV Globo


O cateterismo é um exame que pode ser eletivo — para pesquisar obstruções nas artérias e avaliar o funcionamento do coração — ou de emergência — quando, no diagnóstico, observa-se uma obstrução de mais de 80% do vaso sanguíneo e é preciso colocar um stent (um tubo perfurado feito de aço inoxidável).

— A obstrução ocorre porque uma placa de gordura se rompe. Ao tentar cicatrizar, forma-se um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo — explica Fernando Bassan, presidente do Departamento de Doença Coronária da Sociedade de Cardiologia do Estado do Rio de Janeiro.

O acúmulo de placas de gordura nas artérias do corpo é caracterizado como aterosclerose. Os principais fatores de risco para esta condição são hipertensão, sedentarismo, colesterol alto, tabagismo e histórico familiar.

No cateterismo uma artéria é pulsada nos braços ou nas pernas, e um cateter é passado por ela até chegar à artéria do coração. As imagens de dentro do vaso sanguíneo são geradas por um aparelho semelhante ao de raio-X somado ao uso de contraste iodado. Pessoas que apresentem algum tipo de alergia a iodo precisam passar por uma preparação antes de serem submetidos ao exame, como uma maneira de evitar uma possível reação alérgica durante o procedimento.

Leia mais:



É por meio das imagens que o diagnóstico é feito. O procedimento dura até uma hora, dependendo das obstruções encontradas no paciente.

— Quando não é preciso desobstruir nenhuma artéria, o paciente faz o exame e sai no mesmo dia do hospital. Se o procedimento for feito pelo pulso, é colocado um curativo de pressão e o paciente sai uma hora depois. Caso seja feito pela virilha, é preciso esperar de quatro a seis horas antes de receber alta — afirma Cyro Rodrigues, cardiologista e coordenador do setor de Hemodinâmica do Hospital São Vicente de Paulo.

Nos casos em que o paciente é submetido a uma desobstrução arterial, é preciso ficar internado para observação durante um período de três a cinco dias. Após uma desobstrução da artéria do coração, o paciente precisa manter o repouso e evitar esforços, estresse e fortes emoções.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde