Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Está de home office? Confira como manter a postura em casa

Fisioterapeuta afirma que um dos principais erros é não preparar bem o ambiente

Redação iBahia • 21/03/2020 às 22:00 • Atualizada em 31/08/2022 às 14:07 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Com a necessidade de isolamento social para conter a propagação do novo coronavírus (Covid-19) no Brasil, muitas empresas têm colocado seus funcionários para trabalhar remotamente em casa, modalidade conhecida como home office. Nesse contexto, é preciso estar atento a como manter uma postura corporal adequada durante o trabalho em casa, já que este costuma ser um cenário diferente dos ambientes tradicionais das empresas.

Para o fisioterapeuta e diretor clínico do ITC Vertebral, Bernardo Sampaio, um dos principais erros na hora de realizar o home office é não ter o ambiente preparado para tal.

Foto: Reprodução

“Não contar com uma cadeira ou mesa específica para o trabalho é o grande vilão desse profissional. A dica nesse caso é não ficar muito tempo na mesma posição: se possível faça um apoio para a coluna lombar com uma toalha dobrada. Isso pode ajudar a reduzir os sintomas de dor nessa região e levantar de tempos em tempos se faz necessário", diz Bernardo.

O especialista reuniu outras dicas para tornar o home office mais confortável e produtivo. Confira abaixo:

Pulsos:
Para aliviar essa parte do corpo, o que você terá de fazer são rotações em sentido horário e anti-horário nos dois pulsos. Você pode fazer estas repetições sempre que começar a sentir dores ou entre o final de uma tarefa e o início de outra.

Braços:
Junte as mãos e estique os braços para cima, deixando a postura ereta e o corpo bem elevado. Se mantenha nessa posição por 20 segundos e repita o movimento a cada duas horas (ou no intervalo de tempo que achar necessário). Você também pode variar a direção, fazendo isso com os braços para a frente, pelo mesmo tempo.

Pescoço:
Para movimentar o pescoço e aliviar a tensão que geralmente depositamos nesta região, a dica do especialista é começar com movimentos bem suaves. Incline a cabeça, por 5 segundos, para cada lado e repita por 5 vezes. Depois faça o mesmo para frente e para trás e para finalizar faça o movimento de rotação completo nos dois sentidos, duas vezes para cada um deles.

Pernas:
Para diminuir toda pressão que as pernas sofrem por ficarem na mesma posição durante horas, você pode realizar um exercício super discreto: estique uma perna até ficar reta e flexione os joelhos para baixo, repetindo o movimento 10 vezes em cada perna. Na última repetição da série, deixe cada um dos membros inferiores esticados por 15 segundos. Além disso, não se esqueça de dar uma caminhadinha pela casa a cada duas ou três horas para ativar a circulação sanguínea.

Panturrilhas:
Na hora em que você estiver em pé por algum motivo, junte as pernas, fique na ponta dos pés e, depois volte a posição inicial. Repita isso de 10 a 15 vezes sempre que puder. Com todas essas dicas, com certeza os dias de home office se tornarão mais produtivos e as dores vão ficar para trás.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde