icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SAÚDE

Falta de benzetacil no país será apurada pelo MPF

Tanto as farmácias particulares quantos os postos da rede pública têm enfrentado problemas de abastecimento

foto autor

Redação iBahia

04/02/2017 às 20:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 14:19 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O Ministério Público federal (MPF) quer uma apuração nacional para apurar a escassez da penicilina benzatina, mais conhecida pelo nome comercial de Benzetacil, antibiótico usado no tratamento da sífilis e outras infecções. O Núcleo de Direitos do Cidadão da 2ª Região pediu à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) que acompanhe as medidas em adoção pelo Legislativo e Executivo federais para regularizar o fornecimento do medicamento contra infecções bacterianas. Uma denúncia feita em Vila Velha, no Espírito Santo, deu início à apuração, que constatou a falta do remédio também em outros estados.

De acordo com o procedimento extrajudicial, tanto as farmácias particulares quantos os postos da rede pública têm enfrentado problemas de abastecimento. O Ministério Público informou que, para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a causa seria o encerramento das atividades da principal fornecedora da matéria-prima usada na fabricação da Benzetacil, gerando escassez mundial e prejudicando a maior produtora do medicamento no Brasil.

Já o Conselho Federal de Farmácia (CFF) credita a insuficiência da produção no país não só à dependência externa, mas também à falta de interesse da indústria local e à inexistência de regulação que garanta a produção. “Por ser um problema nacional, e buscando garantir o direito constitucional à saúde, a situação deve ser acompanhada não apenas em um estado, mas nacionalmente”, defende o procurador regional da República Newton Penna, relator do pedido de transferência da apuração para Brasília.

Os Núcleos de Apoio Operacional à PFDC (Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão) revisam promoções de arquivamento, declínios de atribuição nas matérias de direitos humanos e defesa da cidadania e eliminam conflitos de atribuição. Eles também atuam pela aproximação com entidades de direitos humanos e cidadania.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Saúde