O milho, alimento tão presente na nossa culinária brasileira, além de saboroso, pode trazer excelentes benefícios para o nosso corpo. Rico em fibras, o cereal é um ótimo aliado ao bom funcionamento do intestino, por exemplo, dentre outras atividades do organismo. As informações são da Taeq.
Com suas diversas variações de uso, o milho pode ser preparado ao natural , em cereais matinais, mingaus, bolos, tortas, canjicas, cuscuz, na tradicional pipoca, entre outras iguarias. Fonte de bons e importantes nutrientes, ele, além das fibras, também é rico em carboidratos, como explica a nutricionista Priscilla Goretti:
"O milho pode ser utilizado como uma opção aos celíacos e intolerantes ao glúten. É rico em vitamina B1, magnésio, fósforo e potássio, além do ácido fólico (na forma de farinha) que é obrigatório o enriquecimento desse nutriente desde 2002. No milho podemos encontrar também quantidades significativas de substâncias antioxidantes como a zeaxantina e luteína (protegendo doenças degenerativas oculares)", analisa a profissional.
Quais são os principais nutrientes do milho para a saúde?
- Presença dos antioxidantes (zeaxantina e luteína): Auxiliam na proteção de doenças degenerativas oculares, como a catarata e degeneração macular, associados à idade.
- Fonte de energia: Rico em carboidrato, o milho é responsável por fornecer energia para o corpo.
- Rico em fibras: Ajudam na regulação do colesterol e do intestino, além disso, ajuda a prevenir a prisão de ventre. As fibras também são boas aliadas no controle do apetite, proporcionando saciedade na ingestão do cereal.
- Vitamina B1, magnésio e potássio: Auxiliam na condução dos impulsos nervosos e, consequentemente, em tudo relacionado à essas funções, como exemplo a memória. Além disso, o potássio ajuda a evitar as câimbras e a fadiga muscular, beneficiando a saúde dos músculos.
- Ácido Fólico ou vitamina B6 : Evita a má formações congênitas, importante para a formação do tubo neural, previnindo a depressão e fortacelendo o sistema imunológico.
- Magnésio e fósforo: Dois minerais extremamente essenciais para a nossa saúde óssea e cardiovascular.
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!