Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Saiba como evitar irritações na pele durante o uso de máscaras

Especialista indica quais os cuidados necessários para evitar danos

Redação iBahia • 21/04/2020 às 14:57 • Atualizada em 31/08/2022 às 11:26 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Como medida para contar o avanço do novo coronavírus, vários órgãos do governo recomendam o uso de máscaras de proteção em estabelecimentos comerciais, coletivos e outros ambientes que possam ter aglomerações. Porém, se por um lado o acessório é um aliado na proteção contra a Covid-19, por outro, é preciso ter alguns cuidados na sua utilização, referente aos danos que ele pode causar na pele.

Foto: Gabriele Lässer/Pixabay

Quem faz o alerta é a dermatologista Isabela Pimenta, da Clínica Osmilto Brandão . “O uso das máscaras por período prolongado pode levar a uma dermatite de contato física. Essa é um tipo de inflamação causada na pele pelo contato e fricção com algum objeto”, explica.

Por esse motivo, a médica afirma que é preciso observar com que material é feito o acessório. “As máscaras descartáveis geralmente são fabricadas levando-se em consideração a menor probabilidade de causar danos aos usuários. Já as máscaras caseiras reutilizáveis podem ser feitas com diversos tecidos”, destaca.

De acordo com a especialista, o algodão é um tipo de tecido com menor probabilidade de causar irritações na pele. Isso faz com que seja preferível utilizá-lo na hora de confeccionar sua própria máscara, que deve ter duas ou três camadas, sendo a primeira (aquela em contato com a pele) feita de algodão.

Isabela lembra ainda que é importante retirar a máscara, quando não houver a necessidade de utilizá-la, para que a pele possa respirar. Para isso, é necessário tomar cuidado no momento de manipular as máscaras para diminuir as chances de contaminação. Um exemplo é colocar e retirar o acessório pela parte de trás.

A especialista salienta também em relação às máscaras N95, que são voltadas para profissionais de saúde e realizam uma filtragem do ar, impedindo a passagem de pequenas partículas contaminantes expelidas, por exemplo, nos processos hospitalares de intubar ou aspirar o paciente. “Esse tipo de máscara faz uma pressão maior sobre a pele, podendo machucar mais”, comenta.

Saúde da pele
Isabela observa que pessoas com problemas de pele pré-existentes como dermatite seborreica, dermatite atópica ou urticária podem ter o quadro agravado pelo uso de máscaras. Como o acessório pode abafar o rosto, levando ao aumento da umidade e calor no local, há a possibilidade de outras situações, a exemplo de infecção fungica ou bacteriana, aparecerem sobre a pele lesionada.

O aumento da produção das glândulas sebáceas motivado pela máscara também pode agravar outro problema de pele bastante comum: a acne. Por isso, a médica reforça a importância de retirar o acessório, quando não precisar utilizá-lo.

Usar um hidratante para a face não oleoso é outra alternativa. “Se necessário, um dermatologista deve ser consultado. Os casos de inflamação podem exigir uso de cremes corticoides e as infecções, creme antimicrobianos apropriados a cada caso”, orienta.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde