Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > saúde
Whatsapp Whatsapp
SAÚDE

Vale a pena investir em uma dieta com ingredientes crus?

A dieta crudívora que propõe uma alimentação 100% natural, com o consumo de alimentos crus e, de preferência, sem gordura

Redação iBahia • 07/09/2020 às 13:01 • Atualizada em 28/08/2022 às 18:23 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Para emagrecer, as pessoas costumam investir em dietas restritivas e/ou diferenciadas. Uma delas é a dieta crudívora que propõe uma alimentação 100% natural, com o consumo de alimentos crus e, de preferência, sem gordura. A nutricionista Luciana Novaes respondeu ao Taeq os principais questionamentos sobre essa estratégia alimentar. Confira!
1- O que é a dieta crudívora?
Essa dieta consiste no consumo de alimentos crus, geralmente vegetais e alguns peixes. O objetivo é cortar ao máximo os alimentos ultraprocessados.
2- Quais alimentos podem ser consumidos?
De acordo com a nutricionista Luciana Novaes, são muitos os alimentos que podem ser usados na dieta crudívora. "Não há uma definição exata de quais alimentos são permitidos em uma dieta de alimentos crus. Existem variações e, normalmente, são escolhidos aqueles que podem ser consumidos sem a necessidade de passar por algum tipo de cozimento, como raízes, frutas, oleaginosas (como nozes e castanhas), sementes, grãos germinados, alimentos fermentados e óleos prensados a frio.
3- Como planejar o cardápio?
Saladas e sucos são ótimas opções. "No café da manhã, pode ser utilizado o suco verde, leites vegetais ou bebidas fermentadas de sementes germinadas, conhecidas como rejuvelac. As frutas também podem compor o cardápio. No almoço e jantar, uma boa dica é utilizar mais saladas de folhas, podendo acrescentar frutas e flores comestíveis, grãos germinados, legumes e tubérculos que podem ser consumidos crus (como cenoura e batata yacon). Basicamente, não haverá tanta diferença entre os alimentos consumidos nessas refeições, o que mudará será a forma de prepará-los", recomenda Luciana.
4- Quais os benefícios dessa dieta?
De acordo com a nutricionista Luciana Novaes, são muitos os benefícios dos ingredientes usados no cardápio crudívoro. Ajuda na perda de peso, no controle do colesterol e do índice glicêmico, e os alimentos dessa dieta ainda são fonte de substâncias antioxidantes, que atuam na prevenção de doenças.
Vale lembrar, que antes de adotar qualquer decisão relativa à alimentação, é importante consultar um profissional de nutrição para adequar as escolhas alimentares as suas necessidades.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SAÚDE :

Ver mais em Saúde