Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias > segurança
Whatsapp Whatsapp
Jacobina

'Situação de guerra', diz brigadista sobre acidente com 24 mortos

Batida aconteceu na noite de domingo (7); entre as vítimas estão mulheres, homens, gestante e crianças

Nathália Amorim • 08/01/2024 às 9:57 • Atualizada em 08/01/2024 às 18:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O coordenador da Brigada Anjos Jacuipenses, Lucival Souza, que atuou no resgate das vítimas do acidente entre um micro-ônibus e um caminhão, que deixou 24 pessoas mortas e 7 feridas, em um trecho da BR-324, descreveu a situação como uma "situação de guerra". A batida aconteceu na noite de domingo (7), no sentido Jacobina.


				
					'Situação de guerra', diz brigadista sobre acidente com 24 mortos
Foto: Brigada Anjos Jacuipenses

“Foi uma situação de guerra, uma situação muito feia. A gente teve que colocar ali 23 pessoas mortas, um ao lado da outra, e cobrir. Foi muito triste para a gente que atua no resgate, a gente sempre vai na intenção de pegar as pessoas machucadas, doentes, e levar para o hospital”, lamentou.

Leia mais:

O ônibus de passeio vinha de Guarajuba, em Camaçari, e bateu de frente com um caminhão carregado de manga por volta das 22h30, no km 381 da BR-324, em um trecho de São José do Jacuípe. Das 24 mortes confirmadas até o momento, 21 estavam no micro-ônibus e 3 no caminhão. Entre as vítimas estão homens, mulheres, gestante, crianças e adolescentes.

A PRF e o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia tinham informado inicialmente que 25 pessoas teriam morrido no acidente. Porém, por volta das 18h da segunda, a PRF voltou atrás na informação e afirmou que 24 pessoas morreram na batida.

Leia também:

A 24ª pessoa morta no acidente chegou a ser socorrida para um hospital, mas morreu na unidade de saúde, na cidade de Nova Fátima.

Segundo Lucival Souza, em entrevista para o Jornal da Manhã, da TV Bahia, a vítimas estavam "uma em cima da outra" e pouca coisa sobrou do veículo.

"Sobrou pouca coisa do ônibus, a metade foi destruída. Então, as 30 vítimas estavam em cima da outra, em um espaço pequeno. Então a gente conseguia ver gemidos, conseguia ver pessoas pedindo para tirar o peso de cima delas”, relatou.

Tragédia

Ainda de acordo com o coordenador da Brigada, por causa da escuridão, o início do resgate foi complexo e os brigadistas não sabiam quantas vítimas tinham no acidente.

“A bateria [do ônibus] ia pegar fogo, a gente teve que fazer esse trabalho remover, foi uma questão de cinco, seis vítimas no mesmo local, como se tivesse no mesmo banco, porque não sobrou quase nada do ônibus", contou.

Para retiras as vítimas do veículos, foi necessário cortar a lateral do micro-ônibus e fazer os primeiros atendimentos. A prioridade foi para quem ainda tinha pulso.

"Olhamos se as vítimas ainda tinham pulso e priorizamos as que ainda tinham. Depois removemos os que infelizmente já estavam em óbito”.

Lucival Souza também afirmou que este foi um dos piores acidentes que já aconteceram na região.

“Foi uma das maiores tragédias que aconteceram em nossa região. A gente pede a Deus que dê forças aos familiares, aos amigos dessas vítimas, parabenizamos a equipe que atuou na remoção das vítimas e pedimos a Deus que consiga saúde para as pessoas que ainda estão vivas”, afirmou.

Mortos e feridos

De acordo com apuração da TV Bahia, entre os mortos estão 21 passageiros do micro-ônibus e três pessoas que estavam no caminhão. Vinte e quatro delas morreram no local e uma após ser levada para um hospital da região. Entre as vítimas estão homens, mulheres, gestante, crianças e adolescentes.

A Prefeitura de Jacobina informou que sete pessoas ficaram feridas. Destas, 5 foram encaminhadas para unidades de saúde de Feira de Santana e Salvador.

  • 1 pessoa foi encaminhada para o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana;
  • 2 para o Hospital Geral Clériston Andrade, também em Feira de Santana
  • 1 para o Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador
  • 1 para o Hospital do Subúrbio, em Salvador

Outras 2 atendidas foram atendidas e liberadas. Não há informação sobre o quadro de saúde dos internados. Além disso, ainda não há confirmação sobre o que causou a batida.

Luto oficial

Em virtude do grave acidente e elevado número de mortos, a prefeitura de jacobina decretou luto de sete dias no município. "A prefeitura de Jacobina expressa suas sinceras condolências aos familiares e amigos das vítimas neste momento de tristeza e dor sem precedente", escreve em nota.

Leia também:

A gestão municipal informou que já iniciou a organização para um velório coletivo com previsão de acontecer na sede do Ginásio de Esportes municipal. "As equipes que integram a gestão estão providenciando os encaminhamentos junto às Funerárias visando agilizar a liberação e a transferência dos corpos para Jacobina", completa.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SEGURANÇA :

Ver mais em Segurança