Três pessoas foram detidas em flagrante suspeitas de abandonar nove gatos no bairro de Piatã, em Salvador, na noite de quarta-feira (3). Segundo informações da Companhia de Polícia de Proteção Ambiental (COPPA), equipes da corporação faziam rondas na Avenida Octávio Mangabeira, quando receberam uma denúncia do abandono.

O caso aconteceu por volta das 23h40. Os agentes foram até o local e encontraram três pessoas em um carro, abandonando nove gatos: oito filhotes e uma fêmea, possivelmente a mãe deles. Ainda segundo a COPPA, os filhotes foram resgatados, mas a mãe fugiu e não foi encontrada.
Leia também:
Os três suspeitos foram levados para a Central de Flagrantes. Não há detalhes se eles foram autuados por abandono de animais. O crime está previsto na Lei 9.605/98 e pode levar a detenção de três meses a um ano e multa.

Gatos foram retirados da área horas antes
Algumas horas antes, gatos que vivem na área foram retirados do local e levados para um abrigo. A medida foi tomada depois que a Justiça determinou que a Prefeitura de Salvador planejasse a retirada dos gatos que foram abandonados na região, conhecida como a "Colônia de gatos de Piatã".

O órgão tem o prazo de 15 dias para cumprir a determinação, entretanto, a prefeitura já informou que não será possível cumprir o prazo determinado. Apesar disso, a gestão pública assegurou que a retirada dos gatos será realizada até o final do mês.
Em março de 2023, câmeras foram instaladas na região para inibir os abandonos. Em julho de 2021, o local foi alvo de um incêndio. Na época, cerca 300 animais ocupavam o local e quase todos foram abandonados por antigos tutores. Durante o incêndio, 35 filhotes foram retirados da colônia, entre bebês e filhotes maiores de até dois meses.
O constante abandono de gatos em Piatã leva à reprodução descontrolada desses animais, acarretando em um problema de saúde pública.

Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
