Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Usando pouco o carro? Veja como cuidar dele da melhor forma

Veículo exige cuidados preventivos e não pode ser esquecido

Redação iBahia • 13/05/2020 às 19:41 • Atualizada em 30/08/2022 às 13:48 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Nesta quarta-feira (13), é celebrado o Dia do Automóvel. No momento que o mundo vive uma pandemia, é possível que o seu veículo não esteja sendo tão utilizado como normalmente acontece. Isso torna a atenção com os cuidados sobre ele ainda maior.
“Os cuidados preventivos são fundamentais para que o carro possa ser usado com tranquilidade quando for importante sair de casa”, diz Jaime Soares, diretor do Porto Seguro Auto. A equipe da empresa separou dicas de reparos para seu carro durante esse período de quarentena.
Higienização
Os automóveis são ambientes fechados. Em tempos desafiadores como o que vivemos, é essencial que o carro seja higienizado toda semana. Para isso, basta utilizar um pano úmido com água e sabão em todas as superfícies em que o motorista coloca as mãos, como painel, volante, alavanca de câmbio, porta-luvas. Para os bancos, a dica é preparar uma mistura que não faça espuma. Quem tiver aspirador também pode fazer uma limpeza geral toda semana para tirar resíduos de pó e restos de alimento. O lixo também deve ser retirado diariamente e os tapetes batidos todos os dias e lavados com água e sabão. São cuidados básicos que deixam o carro seguro caso seja necessário usá-lo em uma emergência.
Dano às peças
Um carro não foi feito para ficar parado. Portanto, se ele não está funcionando regularmente, suas peças começam a sofrer alguns degastes e correm sérios riscos de darem problema quando você for ligar o automóvel novamente. Lembre-se de ligar um pouco o carro — como forma de manutenção — nem que seja uma vez por semana, para que o motor esquente e a lubrificação ocorra nos sistemas internos. Se for possível, o melhor é rodar com o automóvel, nem que seja por uns 20 minutos a cada semana ou quinzena.
Ressecamento dos limpadores do para-brisa
Um erro bastante comum é esquecer os limpadores do para-brisa. Quando a borracha fica parada por muito tempo, ela começa a derreter e a grudar. Por isso, é recomendável retirar os limpadores e guardá-los ou apenas deixá-los afastados do vidro, se o carro estiver localizado em um lugar seguro.
Cuidado com a bateria
Para que ela não fique fraca, é melhor desconectá-la e desligá-la para que não haja consumo de energia elétrica enquanto o carro está parado na garagem. Contudo, se o veículo não fica em um local seguro, é melhor manter o sistema elétrico funcionando, com rastreador e alarme ligados.
Não ligar o ar-condicionado na partida do carro
É fundamental não ligar o ar-condicionado na partida do carro, especialmente nos primeiros minutos, porque isso faz com que a temperatura do motor demore mais tempo para ser atingida, além de sobrecarregar a bateria na hora de dar a partida. O ar-condicionado deve ser ligado apenas quando o motor atingir a temperatura de trabalho, possibilitando a lubrificação do compressor, embreagem do compressor, mangueiras e tubulações.
Verificação dos pneus
Se você pensa que o pneu vai continuar conservado pelo fato de não estar rodando, saiba que isso é um engano. Ele vai murchar com o tempo e, devido ao peso do automóvel, começará a deformar sua cinta de metal interna. Os pneus vão deformar se ficarem parados, prejudicando o balanceamento do carro. A dica é aumentar sua calibragem em cerca de 20 a 30% do normal. Assim, vai demorar um pouco mais para que a pressão diminua, retardando a deformação do material na parte que fica em contato com o piso.
Atenção ao óleo lubrificante e ao combustível
A principal peça que sofre com o carro na garagem é o motor, uma vez que o óleo parado não pode manter as partes internas da máquina lubrificadas. Geralmente, ele decanta e fica com um aspecto coalhado, perdendo completamente sua função. Logo, quando o veículo for ligado outra vez, as demais peças vão se desgastar com facilidade, incluindo o próprio motor. O óleo tem vida útil e deve ser trocado com regularidade, mesmo se o carro estiver inoperante por um tempo. Em relação ao combustível, as preocupações são menores, uma vez que as opções disponíveis atualmente no mercado suportam de dois a três meses no tanque sem prejudicar o sistema de injeção ou ignição quando o motorista dá a partida.
Colocando o carro na rua
Após seguir essas dicas, quando chegar a hora de rodar novamente com o carro, basta lavar o veículo mais uma vez, calibrar os pneus, abastecê-lo com combustível novo e verificar o nível de óleo e outros fluidos.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias