Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Veja como aumentar a vida útil do seu veículo

Mau estado de conservação é considerado infração de trânsito

Redação iBahia • 08/02/2020 às 18:30 • Atualizada em 28/08/2022 às 14:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Sabia que depreciação do veículo, perda de valor e qualidade, é motivo de multa? De acordo com o artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, o condutor comete uma infração de trânsito ao conduzir um veículo em mau estado de conservação ou reprovado na avaliação de inspeção de segurança e de emissão de poluentes. A multa equivale a R$ 195,23, em dinheiro, e cinco pontos na carteira.

A depreciação do carro pode ser calculada com base na tabela FIPE (tabela de referência para os preços médios dos veículos no mercado nacional) ou diminuindo o valor do carro zero do preço do seminovo e dividir este resultado pelo número de meses do veículo. Vale lembrar que essa depreciação deve ser calculada mensalmente.

Foto: divulgação


Para te ajudar a cuidar melhor do seu carro para se manter seguro e longe de multas, o Doutor Multas listou atitudes essenciais. Confira:

- Não dirija com o pé encostado no pedal da embreagem, pois isso pode prejudicar a peça e desgastá-la. Lembre-se de que a embreagem não pode ser utilizada para controlar subidas;

- Evite freadas bruscas;

-
Não deixe seu veículo desengatado nas ladeiras para economizar combustível, isto só trará mais problemas devido ao desgaste, e a economia não valerá a pena;

- Cheque constantemente o óleo, a água e, principalmente, a calibragem dos pneus. Seu carro precisa estar com todos estes detalhes em dia para funcionar perfeitamente;

- Escolha o combustível certo. Cada carro tem suas necessidades especiais na hora de abastecer, verifique qual tipo de combustível é melhor e mais econômico no seu caso;

- Não deixe que a gasolina chegue na reserva para abastecer, isto também pode diminuir a vida útil do automóvel;

- A revisão pode, às vezes, ser um pouco salgada, mas também pode ajudar a evitar muito incômodo e fazer com que a vida útil do seu veículo se estenda. Não deixe de se programar para realizá-la conforme o necessário.

Outros itens que afetam a vida útil do carro

O condutor deve entender que cada fabricante estabelece uma expectativa de vida para os seus veículos. Esta expectativa é dada a partir dos testes realizados com base em suas aplicações e em um coeficiente de segurança particularmente determinado pela engenharia do produto.

Além disso, a vida útil do seu veículo também pode estar condicionada a diversos fatores, como o local onde ele está sendo comercializado e as condições de rodagem.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias