Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > podcasts > calumbi
Whatsapp Whatsapp
Ouça

Fim de ano: relembre 3 maiores sucessos do podcast Calumbi em 2023

Cidades do Piemonte Norte do Itapicuru, região do Sertão da Bahia, foram o grande 'hit' do podcast Calumbi em 2023. Ouça!

Iamany Santos • 18/12/2023 às 18:32 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Dedicado a temáticas ligadas ao Sertão da Bahia, o podcast Calumbi, idealizado e apresentado pela produtora cultural Adriana Santana e a historiadora Kerollen Hagnys, já passeou pelas cidades, comunidades e tradições sertanejas que compõem essa região do estado.


				
					Fim de ano: relembre 3 maiores sucessos do podcast Calumbi em 2023
Foto: Divulgação/Prefeitura de Caldeirão Grande

Com mais de 50 episódios publicados, o produto proporciona abordagens históricas e profundas sobre as cidades do Piemonte Norte do Itapicuru, além de aspectos culturais como a música sertaneja e a participação de pesquisadores sertanejos na produção científica baiana.

Leia mais:

Entretanto, os temas mais comentados do podcast no iBahia estavam ligados às cidades do sertão baiano, cheias de riquezas naturais e históricas. Confira abaixo os episódios do Calumbi que mais fizeram sucesso em 2023:

1. Caldeirão Grande

Com pouco mais de 13 mil habitantes, a cidade de Caldeirão Grande, no Sertão da Bahia, possui uma tradição histórica com o licuri, que é um tipo de palmeira nativa do bioma Caatinga e está diretamente ligada a comunidades indígenas e quilombolas do município.

No episódio, as apresentadoras falam mais sobre a utilização do licuri para fabricação de cocadas, pães, biscoitos e outras iguarias e de como esse processo está ligado à manutenção de tradições indígenas e de comunidades negras da cidade.

2. Campo Formoso


				
					Fim de ano: relembre 3 maiores sucessos do podcast Calumbi em 2023
Foto: Reprodução/VivaoSertão

Conhecida como a Cidade das Esmeraldas, Campo Formoso, no Sertão da Bahia, é um município cheio de riquezas naturais e culturais. Com mais de 400 anos de idade, a cidade foi o primeiro núcleo de povoação do Norte do estado e sua história remonta à Bahia do século 17.

No episódio, a produtora cultural Adriana Santana e a historiadora Kerollen Hagnys falam sobre os processos históricos que firmaram a cidade enquanto sinônimos de riquezas minerais. Desde 1880 o título de Cidade das Esmeraldas já acompanhava o município, que possui uma grande riqueza de minérios e pedras preciosas, comumente encontradas no Garimpo do Socotó.

Atualmente conhecida como Capital dos Minérios, a cidade abriga a maior jazida de cromo das Américas, que representa entre 3 e 4% das reservas mundiais. Nela pode-se encontrar uma série de minérios industriais como salitre, calcário, a calcita, o manganês e o caulim.

3. Antônio Gonçalves

A produtora cultural Adriana Santana e a historiadora Kerolen Hagnys se debruçaram sob as origens de Antônio Gonçalves durante um episódio do Podcast Calumbi. Nele, a dupla de apresentadoras conta que relatos orais mantém viva parte da memória perdida da cidade.

Com quase 12 mil habitantes, a cidade de Antônio Gonçalves, no Sertão da Bahia, passou por muitas mudanças ao longo do tempo. Apesar disso, o nome Itinga da Serra, uma das primeiras formas de se referir à localidade, segue acompanhando o município.

Antônio Gonçalves possui uma história cheia de reviravoltas e intensas participação da população local em sua formação. Detalhes sobre a formação do município e as narrativas historicamente silenciadas nesse processo são abordadas durante o episódio do podcast Calumbi.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CALUMBI :

Ver mais em Calumbi