Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > especiais
Whatsapp Whatsapp
ESPECIAIS

Saiba como funciona a nota de corte do Enem e de vestibulares

Trata-se da nota mínima que um candidato deve atingir para continuar em um processo seletivo

Redação iBahia • 13/04/2020 às 10:03 • Atualizada em 27/08/2022 às 11:56 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Oferecimento
Nota de corte é um termo muito conhecido por quem está prestando vestibular, ENEM ou concurso público. Trata-se da nota mínima que um candidato deve atingir para continuar em um processo seletivo, ou seja, ela será a nota do último candidato aprovado.
Por exemplo, em um processo seletivo com 10 vagas e 25 candidatos, é preciso fazer um ranking das melhores notas para preencher as vagas. Nesse caso, a nota de corte será 10ª maior nota. Qualquer nota abaixo dessa, o candidato será eliminado.
No Enem
Para saber se tem chances de conquistar a vaga que deseja através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), é preciso ter em mente qual são as notas de corte para tal vaga.
O Sisu, por exemplo, é o sistema unificado do Governo Federal utilizado para a seleção para as vagas das universidades federais. Este é o processo seletivo mais concorrido e, portanto, prepare-se para eventuais surpresas e oscilações nas notas de corte a cada edição.
Para concurseiros, o portal que vai lhe ajudar a acompanhar a nota de corte dos concursos é o Olho na Vaga. Ele oferece a possibilidade de cada candidato submeter suas notas anonimamente e, a partir disso, ele cria o ranking e oferece uma nota de corte esperada.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ESPECIAIS :

Ver mais em Especiais