O Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco acontecerá pela primeira vez na Bahia. Ao decorrer da semana, o público de Salvador poderá acompanhar de forma gratuita as competições dos principais atletas do país e, até do mundo, do Tiro com Arco.
O Estádio de Pituaçu será o palco da 50ª edição do campeonato, que ocorrerá nos dias 25, 26 e 27 de setembro. Já as finais da categoria individual serão no dia 28, a partir das 14h30, na Praça Maria Felipa, localizada no bairro Comércio.
Leia também:
O evento contará com diversas categorias, incluindo arco recurvo, barebow e composto, nos naipes masculino e feminino. As disputas envolverão tanto competições individuais quanto de equipes, compostas por três arqueiros, além de duplas mistas.
A competição promete ser histórica, com a participação de mais de 250 atletas, um recorde para o campeonato, incluindo o arqueiro número um do mundo, Marcus D’Almeida.
Confira programação do Campeonato Brasileiro de Tiro com Arco
25/09 (quarta-feira)
- Treinos oficiais pela manhã
- Rounds qualificatórios das categorias composto feminino e recurvo masculino, a partir das 14h
- Local: Estádio de Pituaçu
26/09 (quinta-feira)
- Cerimônia de abertura oficial, às 8h
- Qualificatório do barebow (feminino e masculino), composto masculino e recurvo feminino, a partir das 8h
- Rodadas eliminatórias individuais, a partir das 12h45
- Local: Estádio de Pituaçu
27/09 (sexta-feira)
- Eliminatórias por equipes, a partir das 8h30
- Eliminatória das equipes mistas, a partir das 13h30
- Local: Estádio de Pituaçu
28/09 (sábado)
- Finais individuais, a partir das 14h30, na Praça Maria Felipa
A escolha da Praça para as finais foi estratégica. Na prática, foi considerando a relevância dos pontos turísticos de Salvador, como a Baía de Todos-os-Santos e o Elevador Lacerda. Essa localização deve atrair tanto os entusiastas do tiro com arco quanto turistas e moradores da cidade. Além das competições, atividades de promoção do esporte para estudantes de escolas públicas também estão programadas, ampliando o alcance do evento.
A organização do campeonato é realizada pela Brasil Arco, em parceria com a Federação Baiana de Arco e Flecha (FBAF) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).
Joana Miranda
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!