Amor

Casais homoafetivos oficializam união durante celebração coletiva em shopping de Salvador: ‘Afirmando um direito’

Cerimônia foi realizada no final da tarde desta terça-feira (28). Amigos e familiares dos noivos e noivas acompanharam tudo de perto

Redação iBahia
29/06/2022 às 0h54

3 min de leitura
Foto: Divulgação

Dez casais homoafetivos oficializaram suas uniões durante uma cerimônia coletiva, em Salvador, na tarde desta terça-feira (28), Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+.

A celebração integrou uma série de ações realizada pelo Shopping da Bahia e teve direito a um cenário para lá de romântico e especial.

Para a entrada dos noivos, foi preparado um altar, com portas e tapete, além de outras decorações, em um dos corredores do centro de compras.

Foto: Divulgação

O som ficou por conta de um violoncelista, que tocou para os casais e para os familiares e amigos deles, que estavam acompanhando tudo de perto.

Pouco antes da cerimônia, alguns dos noivos e noivas contaram como estava a expectativa para o tão sonhado dia. “Estou muito feliz, muito ansioso com isso, e extremamente animado por essa oportunidade que o shopping está dando a gente, de estar formalizando a nossa relação”, disse Hercules

Já Regina, quase não conseguiu falar, contendo a emoção de noiva. “Eu estou muito feliz. Eu estou aqui realizando um grande sonho. Estou muito emocionada”, contou.

Essa foi a primeira vez que um casamento coletivo homoafetivo foi realizado dentro do shopping. Segundo o cetro de compras, os 10 casais foram selecionados.

Foto: Divulgação

O pré-requisito foi a comprovação de não possuírem condições de arcar com os custos cartoriais e burocráticos de um casamento. A cerimônia foi custeada pelo shopping.

Um dos noivos comemorou o casamento e ressaltou a importância de eventos como esse para a comunidade.

“É uma questão muito importante, sobretudo porque, mais que um evento, o casamento é assumir essa responsabilidade perante a sociedade. Agora, a gente afirma isso em um dia que é importante justamente para nossa comunidade. Assumir essa responsabilidade entre duas pessoas e mostrar para a sociedade que não tem nada de ruim nisso. Nós estamos afirmando um direito de sermos como qualquer outra pessoa, cidadãos”, falou Adnelson.

Foto: Divulgação

Ação

De acordo com o shopping, a ação que integrou o casamento coletivo foi nomeada Semana do Orgulho e da Diversidade. As atividades começaram na segunda (27) e seguem até sexta (1º).

Durante a semana, a comunidade LGBTQIAPN+ interessada poderá acessar serviços jurídicos, como retificação de registro civil para pessoas trans e assistência para outras situações, oferecidos em parceria com o Ministério Público da Bahia e Comissão de Diversidade Sexual e Gênero da OAB/BA.

O Balcão de Retificação de Registro Civil para Pessoas Trans funciona todos os dias, das 14h às 19h. Já o Balcão de Assistência Jurídica a Comunidade LGBTQIAPN+ também funciona diariamente, das 9h às 22h.

Na programação, acontecerão ainda atividades como palestras com personalidades ativas da comunidade LGBTQIAPN+, como os advogados Ives Bitencourt, Samantha Lins e Marjorie Mendonça, além de ações voltadas para a garantia de direitos da população na cidade.

A programação completa pode ser encontrada no site do centro de compras e nas redes sociais.

Leia mais sobre Salvador no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias