Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Violência

Cinco suspeitos morrem em troca de tiros com PMs no Alto das Pombas

Um dos homens teria sido encontrado nos fundos do Cemitério Campo Santo. Armas, drogas e granadas foram apreendidas

Redação iBahia • 04/09/2023 às 18:08 • Atualizada em 04/09/2023 às 19:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Cinco suspeitos morrem em troca de tiros com PMs no Alto das Pombas
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Cinco suspeitos de tráfico de drogas morreram após uma troca de tiros com policiais militares na tarde desta segunda-feira (4), no bairro do Alto das Pombas, em Salvador. Os homens estariam envolvidos com as ações que resultaram em tiroteios e situações com reféns na área e no bairro do Calabar. O policiamento segue reforçado na região.

Um vídeo feito por moradores mostra o corpo de um dos suspeitos baleados na ação sendo removido dos fundos do Cemitério Campo Santo, que fica no Alto das Pombas. Nas imagens, policiais carregam o homem e colocam em uma maca. Veja abaixo

Leia mais:

Vídeo: Reprodução / Redes sociais

As mortes aconteceram pouco antes de dez pessoas serem feitas reféns na Rua Alaíde Ribeiro, entre os bairros do Alto das Pombas e Calabar, em duas casas. Quatro homens são suspeitos do crime. Eles apareceram em duas transmissões feitas no Instagram ao longo da ação, iniciada por volta das 16h. As vítimas foram liberadas entre 18h30 e 19h30.

Segundo informações iniciais e afirmações feitas pelos suspeitos, uma idosa e uma menina de 3 anos estão entre essas vítimas. Uma mulher foi usada como "escudo" por um dos suspeitos em uma das casas. Na outra, um homem negociou com a polícia em nome dos criminosos na janela do imóvel. Não há registro de feridos.

Com essas situações, o número de ações com reféns chega a quatro somente nesta segunda. As outras duas aconteceram pela manhã. Pelo menos oito pessoas ficaram sob o poder dos suspeitos nos dois casos. Três homens foram presos. Com eles, conforme informou a Polícia Militar, foram apreendidas duas pistolas, um fuzil e uma granada.

Os crimes aconteceram após uma série de tiroteios ocorridos na região desde o fim de semana. A janela de um apartamento do 13º andar de um prédio chegou a ser atingido por uma bala perdida na noite do domingo (3), no bairro da Graça, que é vizinho à área. Ninguém ficou ferido.

Imagens feitas por pessoas que moram nas proximidades da localidade mostram a movimentação da polícia e o som dos tiros nesta tarde. As imagens são impressionantes. Assista abaixo

Vídeo: Reprodução / Redes sociais

Desde o fim de semana, o funcionamento de escolas, unidades de saúde, estabelecimentos comerciais e outras instituições foi afetado por causa da violência no bairro.

No domingo, a Paróquia Divino Espírito Santo suspendeu uma missa às 18h. Nesta segunda, as escolas municipais Conjunto Assistencial Nossa Senhora de Fátima, Casa da Amizade, Professor Antônio Carlos Onofre e os Centros Municipais de Educação Infantil Tertuliano de Góis e Calabar tiveram as atividades suspensas. Ao todo, 1.042 estudantes estão sem aula.

Já o Colégio Estadual Evaristo da Veiga, localizado na Avenida Garibaldi, que fica na mesma região, abriu normalmente nesta segunda porém registrou baixa frequência, de acordo com o que informou a Secretaria Estadual de Educação.

A Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA) recomendou a suspensão das aulas e atividades administrativas nos campi de Ondina, Canela, São Lázaro e Federação. Em nota, a instituição informou a medida foi tomada para "garantir uma maior tranquilidade à comunidade. Já entramos em contato com a Secretaria de Segurança Publica solicitando reforço de policiamento no entorno de todos os campi da Universidade".

As Unidades de Saúde da Família localizadas no Calabar e Alto das Pombas não funcionaram nesta segunda-feira. Para terça-feira (5), a Secretaria Municipal de Saúde informou que irá avaliar as condições de segurança pela manhã e decidir se retoma ou não com as atividades.

De acordo com a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Federação funcionou até aproximadamente às 12h e depois suspendeu o atendimento, até que a segurança no local seja reestabelecida.

Vídeo: Reprodução / Redes sociais
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador