icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

Conheça as novas caras que chegarão à Câmara de Salvador

Os novos nomes representam acima de 55% dos vereadores eleitos

foto autor

09/10/2012 às 14:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 17:53 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
No último domingo (7), os soteropolitanos escolheram os vereadores que vão integrar a Câmara Municipal de Salvador nos próximos quatro anos. Nestas eleições, houve uma grande renovação de mais da metade dos antigos integrantes da Casa, que inclui veteranos, como Waldir Pires e Edvaldo Brito, e nomes realmente novos, como Hilton Coelho e Marco Prisco. Ao todo, são 24 novos vereadores, que representam acima de 55% dos eleitos. Para que os soteropolitanos fiquem por dentro de quem são estes novos representantes da esfera legislativa municipal, o iBahia preparou um perfil de cada um deles.
Hilton Coelho (PSOL) Militante do PSOL, Hilton Barros Coelho tem 41 anos e foi o segundo vereador mais votado (16.408 votos, 1,27% dos válidos). Atuante desde a juventude nos movimentos sociais, ele é mestre e graduado em História pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e ficou mais conhecido como "Hilton 50" ao tentar ser prefeito em 2008, com seu jingle "chiclete". Em 2006, foi candidato a governador e, em 2010, foi candidato a deputado estadual, alcançando quase 25 mil votos, sendo 20 mil em Salvador. Soldado Prisco (PSDB)
Natural de Catu, Marco Prisco Caldas Machado tem 43 anos e foi o quarto vereador mais votado (14.820 votos, 1,15% dos válidos). O soldado Prisco foi protagonista das últimas duas greves da Polícia Militar, em 2001 e deste ano. A vida de servidor público começou no ano de 1999, quando ingressou na Polícia. Em 2001, comandou a tomada do Corpo de Bombeiros, onde trabalhava, durante a paralisação. Ele foi demitido em nove de janeiro de 2002 e, com a exoneração, iniciou uma campanha junto a outro membros da categoria para a readmissão. Aproveitando a visibilidade que conquistou, foi candidato a deputado estadual pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC), em 2010, mas foi derrotado nas urnas. Apesar disso, deu continuidade a carreira política através do Movimento Polícia Legal (MPL) e assumiu, mesmo estando afastado do quadro da PM, a presidência da Aspra-Ba. Em 2003, ingressou no PC do B e também já militou pelo PSOL, partido pelo qual foi candidato à vereador em 2008. Neste ano, em 2012, foi coordenador da Associação dos Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra-BA) e líder do movimento grevista que ocupou o prédio da Assembleia Legislativa por 10 dias. Após ter sido flagrado conversando com um colega grevista e tratando de ações de intimidação como queima de viaturas e fechamento de rodovias, Prisco foi preso no dia 9 de fevereiro, sendo liberado da prisão no dia 23 de março, para responder às acusações e formação de quadrilha e destruição do patrimônio público em liberdade.
Waldir Pires (PT) Com uma longa carreira política a nível nacional e local, Francisco Waldir Pires de Souza, de 85 anos, foi o sexto vereador mais votado (13.801 votos, 1,07% dos válidos). Formado em Direito, foi Secretário de Estado no governo de Régis Pacheco, no início dos anos 50. Waldir Pires foi eleito deputado estadual em 1954, deputado federal em 1958, quando foi escolhido vice-líder do Governo Juscelino Kubitschek. Já em 1962, tentou ser governador da Bahia, mas foi derrotado nas urnas pelo candidato da UDN, Lomanto Júnior. Em 1963, foi convidado pelo presidente João Goulart para ocupar o cargo de Consultor-Geral da República. Em 1964, quando começou a ditadura militar, foi para o exílio no Uruguai, mudando-se para a França em 1966, retornando para o Brasil em 1970. Durante a abertura política, ajudou na fundação do PMDB. Em 1982, foi candidato à senador, mas perdeu para Luís Viana Filho (PDS), que foi reeleito. Em 1985, foi convidado pelo presidente Tancredo Neves para o Ministério da Previdência Social e mantido pelo presidente José Sarney. Já em 1986, venceu a eleição para governador da Bahia, sendo o candidato mais votado da história do Estado até então, nas primeiras eleições diretas para governador após o regime militar. Em 1989, Waldir teve que renunciar ao governo da Bahia, deixando em seu lugar o vice-governador, Nilo Coelho, para ser candidato à vice-presidência de Ulisses Guimarães, mas perdeu. Em 1990, foi candidato ao Senado, mas foi derrotado nas urnas. Oito anos depois, foi eleito deputado federal com a maior votação da Bahia até então. Tentou novamente ser senador em 2002, sem sucesso. Já em 2003, foi ministro-chefe da Controladoria-Geral da União (CGU), no governo de Lula, e, em 2006, assumiu o Ministério da Defesa, onde permaneceu até 2007.
Luiz Carlos (PRB) Natural de Pernambuco, Luiz Carlos de Souza tem 40 anos e foi o sétimo vereador mais votado (13.505 votos, 1,05% dos válidos). Pastor evangélico, também conhecido como “Amigo da Juventude”, Luiz Carlos é estudante de Gestão de RH na Faculdade Mauricio de Nassau e um defensor dos direitos das crianças e dos idosos e está atento às questões relacionadas à valorização da mulher. Edvaldo Brito (PTB)
Advogado tributarista, jurista, professor e político brasileiro, Edvaldo Pereira de Brito tem 75 anos e foi o 10º vereador mais votado (11.966 votos, 0,93% dos válidos). Ele é o atual vice-prefeito de Salvador, do Prefeito João Henrique, desde 2009. Em sua carreira política, foi prefeito da capital baiana entre agosto de 1978 e março de 1979, eleito por voto indireto. Em 1985, tentou ser prefeito de Salvador pelo PTB, mas perdeu para Mário Kertész. Em 2010, foi candidato a uma das duas vagas para senador da Bahia pela coligação "A Bahia Tem Pressa", mas não conseguiu se eleger.
Toinho Carolino (PTN) Com 47 anos, Antonio Carolino Araujo Filho, mais conhecido como Toinho Carolino, foi eleito vereador com 11.314 votos (0,88%), sendo o 11º com maior número de votos. Soteropolitano, Toinho já foi vendedor de picolé e guardador de carros. Ele trabalhava com o atual prefeito João Henrique, assim como Léo Prates e Cláudio Tinoco, e era candidato do secretário municipal da Educação, João Carlos Bacelar. Catia Rodrigues (PMN)
Eleita vereadora pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN), Catia Maria Araújo Rodrigues Penha ocupa a 11ª posição dos mais votados (10.895 votos, 0,84% dos válidos). Natural de Salvador, ela tem 44 anos, é casada e tem ensino superior incompleto.
Ana Rita Tavares (PV) Advogada desde 1985, Ana Rita Tavares Teixeira completa 50 anos no próximo dia 31 e ocupa a 11ª posição dos mais votados (10.039 votos, 0,78% dos válidos). Junto com Marcell Moraes, também do PV, representa causas em defesa dos animais e do meio ambiente. Já foi diretora da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OAB-BA) (1995/1997) e diretora geral da Escola Livre de Direito Josaphat Marinho (2000/2008). A primeira Subcomissão de Proteção dos Direitos dos Animais da OAB-BA foi criada, a seu pedido, pelo presidente da OAB-BA Saul Quadros. É membro do Instituto dos Advogados da Bahia, ativista do Movimento Pró-Animal e assessora jurídica da ONG Associação Brasileira Terra Verde Viva. Seu trabalho em defesa do meio ambiente e da proteção aos animais começou há 10 anos, auxiliando juridicamente a Associação Brasileira Protetora dos Animais (ABPA-BA), na parte jurídica. A partir daí, trabalhou em parceria com o Ministério Público e apresentou denúncias por maus tratos a animais, assim como para prevenir poluição do ar e lençol freático. Em conjunto com o Ministério Público e a OAB-BA, promoveu a retirada das carroças e dos animais da Lavagem do Bonfim, da Mudança do Garcia, e do Circo Portugal. Ana Rita também fez a busca e apreensão do cão Lobo, que foi agredido em uma casa em Pau da Lima. Duda Sanches (PSD)
Eleito com 8.471 votos (0,66% dos válidos - 19ª posição), Eduardo Henrique Brito dos Santos Sanches é um dos vereadores eleitos mais novos (tem 22 anos). Natural de Feira de Santana, ele é filho do atual deputado estadual Alan Sanches. Fez o curso de Direito na Unifacs e atualmente cursa Administração na mesma instituição. É lider do PSD Jovem na Bahia e coordenador do projeto Caravana da Saúde. Entre as principais bandeiras de Duda, estão educação, saúde e o desenvolvimento sustentável.
Suica (PT) Com 46 anos, Luiz Carlos Santos Lima foi eleito vereador com 8.222 votos (0,64% dos válidos - 20ª posição). Ele é um representante dos trabalhadores em limpeza: é coordenador do Departamento Jurídico do Sindicato dos Trabalhadores em Limpeza Pública, Asseio, Conservação, Jardinagem e Controle de Pragas Intermunicipal (Sindilimp-BA) e presidente da Federação dos Trabalhadores em Limpeza do Estado da Bahia (Fetralimp-BA). Ativista social, Suica se formou em História pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e atualmente é acadêmico em Direito. Uma de suas defesas é em relação aos taxistas condutores auxiliares. Marcell Moraes (PV)
Natural de Ruy Barbosa, Marcell Carvalho de Moraes tem 34 anos e foi eleito com 7.973 votos (0,62% dos válidos - 22ª posição). Junto com Ana Rita Tavares, também do PV, representou nestas eleições as causas em defesa dos animais e do meio ambiente. Sua campanha foi marcada pela imagem de animais em suas propagandas eleitorais, sobretudo a de um cachorro, e pela proposta de criação de um hospital público veterinário na capital baiana. Ambientalista e ativista, Marcell é Bacharel em Administração de Empresas, dirigente Estadual do PV Bahia e vice- presidente do PV Salvador. Atualmente, também é presidente da ONG Ambientalista GEAMO (Grupo Ecológico Amigos da Onça) e ativista de ONGs, como WWF, Greenpeace, Defesa dos animais, e o Nacci. Foi líder estudantil e presidente do Diretório Acadêmico de Administração da FACET. Em 2006, foi coordenador do Parque Metropolitano de Pituaçu e, depois, foi convidado para ser coordenador do Parque das Lagoas e Dunas do Abaeté, cargo que exerceu até maio de 2008. Neste ano, tentou ser vereador também pelo Partido Verde, mas foi derrotado nas urnas. Em 2009, foi eleito presidente do Grupo Defesa e Promoção Sócio Ambiental - GERMEN.
Kiki Bispo (PTN) Filho do atual vereador Everaldo Bispo (PMDB), Clistenes Bispo, mais conhecido como Kiki Bispo, tem 37 anos e recebeu 7.617 votos (0,59% dos válidos - 24ª posição). Advogado há seis anos, Kiki formou-se pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e presta, gratuitamente, assistência jurídica nos bairros da Boa Vista de São Caetano, Castelo Branco e Cajazeiras. Lessa (PT) Com 60 anos de idade, Arnando Lessa Silveira já foi três vezes vereador e retorna à Câmara ao receber 7.158 votos (0,55% dos válidos - 26ª posição). Natural de Castro Alves, Lessa é formado em Biologia, empresário e professor.
Em sua carreira política, foi eleito vereador da capital baiana pelo PMDB (1982-1988), sendo reeleito duas vezes. A primeira, pelo mesmo partido (1988-1992) e a segunda, pelo PSDB (1992-1994) Em dezembro de 1994, renunciou ao cargo e foi eleito deputado estadual pelo PSDB, cumprindo o mandato de 1995 a 1999. Na Assembleia Legislativa da Bahia, assumiu diversos cargos, como suplente e titular e vice-titular de várias comissões. Em 2005, durante o primeiro mandato de João Henrique, foi secretário municipal de Serviços Públicos e de Esporte e Lazer, até 2007. No ano seguinte, foi diretor legislativo da Alba.
Euvaldo Jorge (PP) Natural de Amargosa, Euvaldo Jorge Miranda de Oliveira foi eleito vereador com 6.850 votos (0,53% dos válidos - 27ª posição) e também já trabalhou com João Henrique. Bacharel em Direito, formado pela Faculdade UNYANHA, Euvaldo começou a trabalhar aos 15 anos, como entregador de telegrama, através de um concurso para menores nos Correios e Telégrafos. Depois, foi para o Centro Industrial de Aratu (CIA), onde exerceu diversos cargos. O novo vereador, de 59 anos, já foi assessor da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia, assessor Parlamentar da Câmara de Deputados (em Brasília) assessor parlamentar na Assembleia Legislativa, assessor da Secretaria de Justiça do Estado, assessor do Ministério do Bem Estar Social e presidente da DESAL, nos períodos de 1993 à 1996 e de 2005 a 2012. Também exerceu a presidência da Fundação Cidade-Mãe e foi secretario de Transporte e Infra-estrutura, na gestão de João Henrique. Em março deste ano, a Câmara Municipal concedeu a ele o Título de Cidadão de Salvador. Léo Prates (DEM)
Engenheiro, Leonardo Silva Prates tem 34 anos e recebeu 6.787 votos (0,53% dos válidos - 28ª posição). Ele é um dos novos vereadores que trabalhavam com o atual prefeito João Henrique. Foi sub-chefe do gabinete do prefeito os últimos três anos e é amigo pessoal do candidato a prefeito ACM Neto, o qual assessorou durante 8 anos. Sua trajetória política começou ao ser membro dos grêmios dos colégios Marista e Módulo, junto com ACM Neto, que o iniciou no movimento estudantil e na vida pública. Na Universidade Federal da Bahia, onde se formou em Engenharia Elétrica e fez pós-graduação em Administração, participou do movimento estudantil, sendo presidente do Diretório Acadêmico (DA) de Engenharia Elétrica e secretário-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Junto com ACM Neto, fundou o PFL Jovem da Bahia, onde passou pelos cargos de Tesoureiro e Presidente. Até 2011, foi vice-presidente nacional da Juventude do DEM e participou da coordenação da Campanha de ACM Neto a deputado federal em 2002, 2006 e 2010. Foi coordenador político da campanha de ACM Neto a prefeito em 2008 e, em 2004, participou da coordenação da campanha do senador César Borges à Prefeitura da capital baiana.
Claudio Tinoco (DEM) Administrador público, Claudio Tinoco Melo de Oliveira tem 43 anos e foi eleito vereador com 6.677 votos (0,52% - 29ª posição). Trabalhou com João Henrique, em cuja gestão foi presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur) desde 2009, cargo que teve que deixar para se candidatar nestas eleições. Já exerceu diversos cargos na administração do Estado. De 1995 a 1996, foi coordenador de Modernização Administrativa da Secretaria de Energia, Transportes e Comunicações do Estado da Bahia. De 1997 a 1998, foi gerente de Previdência e Assistência Social do Instituto de Previdência de Salvador (IPS). Já de 1999 a 2003, foi superintendente de Articulação Municipal da Secretaria Estadual de Educação. A partir de 2003 até 2006, foi chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Infraestrutura. Em 2006, foi secretário estadual de Infraestrutura. Ele é formado em Administração Pública pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), especialista em Políticas Públicas pela Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, e em Gestão de Cidades pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Claudio também se formou em Gestão Municipal pela Fundação Getúlio Vargas e Direito Público Municipal pela Fundação Faculdade de Direito da Bahia. Fabiola Mansur (PSB)
Oftalmologista, a carioca Fabiola Mansur de Carvalho tem 49 anos e recebeu 6.524 votos (0,51% dos válidos - 31ª posição). Ela é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em oftalmologia no Hospital das Clínicas e pós-graduação na Universidade de Miami, nos Estados Unidos, além de MBA em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Em 2010, recebeu o título de Cidadã da Cidade do Salvador, pela Câmara Municipal. Fabíola foi a primeira mulher do Nordeste a compor a diretoria do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e foi eleita a primeira diretora de Defesa Profissional da Associação Baiana de Medicina Biênios 2008/2010 e 2010/2012. Ela também é fundadora do Centro de Apoio ao Paciene com Glaucoma (CEAPG). Fabiola idealiza e promove campanhas de combate às principais causas da cegueira. Sócia fundadora da Oftalmodiagnose Hospital de Olhos, idealizou e coordenou oito campanhas de combate ao glaucoma em Salvador. Como membro da comissão Estadual de Honorários Médicos, a nova vereadora participou dos movimentos na luta pela melhoria do atendimento médico de qualidade pelo SUS e de planos de Saúde e em defesa de honorarios médicos dos profissionais de saúde.
J. Carlos Filho (PT) Com 36 anos, Jose Carlos Soveral da Silva foi eleito vereador com 6.454 votos (0,50% dos válidos - 32ª posição). Ele é considerado o sucessor de seu pai, o deputado estadual J. Carlos, que também já foi vereador da capital baiana pelo PT. Seu pai foi motorista de ônibus e atuou no movimento sindical, onde ingressou em 1982 e liderou por quase sete anos a oposição dos trabalhadores rodoviários. O deputado J.Carlos também assumiu a presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários da Bahia. Trindade (PSL)
Empresário e administrador, Jose Gonçalves Trindade foi eleito com 6.452 votos (0,50% dos válidos - 33ª posição). Com 49 anos e casado, Trindade nasceu em Salvador (BA) e é filiado ao Partido Social Liberal. Por conta de uma estratégia de marketing, colocou sua campanha em risco ao utilizar fotos do irmão, o deputado federal Maurício Trindade, com o slogan "nosso médico", profissão de Maurício. Tiago Correio (PTN)
Candidato pelo Partido Trabalhista Nacional (PTN), Tiago Brandão Correia, se elegeu com 5.413 votos (0,42% dos válidos - 37ª posição). Natural de Vitória da Conquista, chegou a Salvador com 16 anos com o objetivo de completar os seus estudos fundamentais.Ao término, ingressou no superior e se formou em Medicina Veterinária. Nos últimos dois anos, autou como Diretor Geral da Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social, e Direitos do Cidadão (SETAD). Com 32 anos, Tiago Correia é casado e pai de dois filhos. Evaraldo Augusto
Com 53 anos, Everaldo Augusto da Silva que nasceu no município de Brumado (BA), foi eleito a vereador com 4.481 votos (0,35% dos válidos - 40ª posição). Enfrentou o período da ditadura, participando do movimento de renovação sindical da Bahia. Em 1996, foi eleito o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia (SBBA). Entre os anos de 1999 e 2003, comandou a Federação dos Empregados em Estabelecimentos Bancários dos Estados da Bahia e Sergipe (Feebbase). Em 2007, assumiu o cargo de vereador na Câmara Municipal de Salvador por conta do licenciamento da vereadora Maria Del Carmen, que assumiu a presidência da Superintendência de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). Já em 2009, passou a fazer parte da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), onde elaborou o programa Bolsa Esporte. Bancário do Bradesco, solteiro e servidor público estadual, atuou entre os anos de 2010 e 2011 na Secretaria Estadual da Copa na Bahia (Secopa-Ba). Agora em 2013, retorna à Câmara representando o Partido Comunista do Brasil (PC do B).
Leandro Guerrilha (PSL) A trajetória de Leandro Alves Dias, conhecido popularmente como Leandro Guerrilha, começa como cantor e compositor de blocos afros e de percussão no seu bairro de origem, a Liberdade, no final dos anos 80. Eleito a vereador com 4.376 votos (0,34% dos válidos - 41ª posição). Com 39 anos, Guerrilha que é jornalista e radialista já atuou em diversas rádios de Salvador. Filiado ao Partido Social Liberal, se candidatou pela primeira vez, obtendo êxito por conta da sua grande popularidade que consquistou através dos programas populares em que apresentou. Silvio Humberto (PSB)
Natural de Salvador, Silvio Humberto dos Passos Cunha que foi eleito a vereador aos 49 anos, com 4.123 votos (0,32% dos válidos - 42ª posição), fundou o Instituto Cultural Steve Biko e atua como professor de economia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Em 2004, participou ativamente da elaboração do Programa de Ações Afirmativas (políticas de cotas) da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Filiado ao Partido Socialista Brasileiro, Silvio Humberto, solteiro, é formado em Economia, servidor público municipal e já atua a mais de 20 anos no campo educacional.
Vado Malassombrado (DEM) Considerado por muitos a grande surpresa das eleições para a Câmara de Salvador, Edvaldo Ribeiro e Silva, mais conhecido como Vado Malassombrado, foi eleito com 4.059 votos (0,31% dos válidos - 43ª posição). Com 42 anos, Vado foi o terceiro mais votado pelo Partido Democratas. Natural de Olinda, Pernambuco, Vado se diz o representante da Península Itapagipana, que agrega os bairros da Ribeira, Uruguai, Caminho de Areia, Jardim Cruzeiro, entre outros localizados na cidade baixa. O apelido de 'Malassombrado' veio depois de ter criado uma espécie de 'mini trio elétrico' que anunciava as lojas do bairro de Massaranduba, onde mora, além de animar muitas festas no local.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador