Nas eleições que acontecem neste ano, brasileiros de todos os estados irão eleger, além de um prefeito, um número de vereadores compatível com o número de habitantes do seu município de origem. Em Salvador, 43 vereadores serão nomeados no dia 7 de outubro, mas para eleger um membro da câmara municipal é preciso que, além do político, a legenda do seu partido também receba um número significativo de votos.
|
---|
O voto em um determinado candidato será somado ao de outros candidatos do mesmo partido político. |
Se seu voto for somente na legenda, ele será somado aos votos dos candidatos que pertencem àquela legenda. Entram na contagem também, os candidatos que pertençam a um partido coligado com o escolhido pelo eleitor. |
O partido político que não atingir um número mínimo de votos não receberá nenhuma cadeira na câmara de vereadores. |
Se seu voto for nulo ou em branco, ele não terá nenhuma serventia na distribuição do cargo. |
Assim, é necessário saber quantos votos cada partido ou coligação, recebeu. A partir daí os votos de todos os candidatos que disputam por um partido serão somados aos votos que a legenda recebeu, fazendo com que o sistema eleitoral utilizado nas eleições para Câmara dos Vereadores seja proporcional. Depois de eleito, os componentes da Câmara de Vereadores passam a ter um série de atribuições. Como membro do Poder Legislativo, o vereador tem como principal função, propor leis de proteção em benefício da sociedade, fiscalizar as finanças do município, além de manter o controle externo do Poder Executivo Municipal, principalmente quanto à execução orçamentária ao julgamento das contas apresentadas pelo prefeito. O mandato de um vereador tem duração de quatro anos, podendo ser reeleito por diversas vezes.
Veja também: Saiba quais são as obrigações de um prefeito e prepare-se para o voto Confira todas as notícias sobre as Eleições 2012 Benefícios Além do salário de R$10.400, o mesmo valor pago ao prefeito, os parlamentares recebem uma verba de gabinete para o pagamento dos salários de seus assessores diretos, além de verba indenizatória, auxílio paletó, auxílio alimentação, auxílio gasolina, e todo o suporte de suprimentos para o gabinete. Como eles devem morar nas cidades em que trabalham, os vereadores não recebem auxílio moradia. O salário dos membros da Câmara de Salvador é o 7º maior do Brasil. Por serem 41 parlamentares, o município desembolsa um valor mensal que ultrapassa os R$ 426 mil.