icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SALVADOR

De bike. Leia o relato de quem utiliza o veículo em Salvador

Designer gráfica, de 40 anos, diz que a vida mudou após resolver trocar o carro pela bicicleta

foto autor

24/03/2014 às 8:00 • Atualizada em 30/08/2022 às 1:07 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Meu nome é Marcia Maria Meneses, tenho 40 anos e sou designer gráfico. Em 2010, resolvi trocar o meu carro pela bicicleta. Desde então vou para quase todos os lugares em Salvador com este meio alternativo de locomoção. Minha vida mudou, simplificou e posso dizer que sou mais feliz por isso. A bicicleta me possibilitou ter um novo olhar para a cidade onde moro, me deu novos amigos e cada dia acho melhor utilizá-la, mas nem sempre é possível. Salvador ainda não é uma cidade ciclável. Infelizmente, não é um lugar onde o poder público se preocupa com o usuário de bicicleta. Somos invisíveis para eles, para os motoristas de automóveis, de ônibus e até mesmo para pedestres.
Em Salvador, não temos sinalização, ciclo-faixas e as ciclovias que nos são disponibilizadas, são mal estruturadas e desrespeitadas. Em 2011, surgiu o Cidade Bicicleta, um projeto que idealizava um maior de número de quilometragem de ciclovias e ciclofaixas. Com este projeto, houve uma esperança geral para que o ciclismo em Salvador melhorasse, porém, nada aconteceu. Logo após surgiu o projeto Salvador Vai de Bike, que disponibiliza bicicletas por baixas taxas e contém pontos de retirada em vários bairros, mas a melhoria trazida por ele também foi muito pouca. A prefeitura lançou este projeto mas, no entanto, não criou a infraestrutura necessária para um projeto deste porte.
"É um método mais saudável de se locomover, tanto pra mim quanto para o meio ambiente"
É necessário dar possibilidade dos usuários de bicicleta se deslocarem, diminuindo as velocidades das vias, tendo iniciativas para uma melhor educação no trânsito e aplicando multas para quem não obedecer as regras. Os índices mostram que é perigoso a combinação veículo e velocidade, e a impunidade é incentivadora. Eu continuo a me deslocar diariamente de bicicleta, mesmo muitas pessoas me informando que é perigoso, porque eu acredito que é um método mais saudável de se locomover, tanto pra mim quanto para o meio ambiente. Além de contribuir para minha cidade não sendo mais um carro no engarrafamento.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Salvador