Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
SALVADOR

'No parto natural, a mulher é a protagonista', diz obstetra

Marilena Pereira, coordenadora de obstetrícia do Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho, alerta sobre os cuidados ao final da gestação

• 08/03/2015 às 8:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 23:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
No Dia Internacional da Mulher, a equipe do iBahia convidou a obstetra Marilena Pereira, formada pela Universidade Federal da Bahia e referência em parto humanizado em Salvador, para falar sobre os cuidados da saúde da mulher e do bebê na hora do parto. Durante o bate-papo, a especialista explicou as diferenças entre o parto natural e a cesárea, além das vantagens e desvantagens da escolha do tipo de parto. Atualmente, Pereira é coordenadora do Centro de Parto Normal da Mansão do Caminho e médica plantonista da Maternidade Cilmério de Oliveira, no bairro de Nazaré.
Registro de parto humanizado realizado pela Drª Marilena e sua equipe
De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, 84% dos partos da rede privada de saúde são cesáreas. Ainda segundo o Ministério, um projeto-piloto com participação de 20 hospitais particulares vai incentivar o crescimento do número de partos naturais no país, que hoje em dia, corresponde a 20% do total, segundo um levantamento do ano de 2012. Confira a seguir a entrevista a opinião da especialista sobre o assunto:1) iBahia: Por que a senhora prefere o parto humanizado à cesárea? Marilena: O parto humanizado é uma filosofia, não significa sempre que seja normal. A mulher é a protagonista do momento durante o parto humanizado. Não fazemos intervenções fisiológicas, respeitamos a vontade e a fisiologia do corpo da mulher. Fazemos sempre com o consentimento da mulher, o que eu não sou a favor é da realização de cesarianas desnecessárias.
Especialista ( à esquerda, de luvas) acompanha momentos antes de gestante dá à luz
2) iBahia: Em quais momentos a senhora opta pela cesariana?Marilena: A cesárea deve ser feita quando há indicação médica, o que implica menor risco para a mãe e para o bebê.Sempre incentivo a mulher para fazer o parto humanizado e toda mulher precisa de informação adequada sobre o que o pode acontecer. Quando há risco de hemorragia, de lesão mais grave ou há riscos mais complicações. Alguns profissionais acreditam que a cesárea é melhor, outros não, mas acho que eles são coerentes com o que acreditam. Eu acho um desserviço você induzir que o parto natural é o melhor, depois indicar uma cesárea. A mulher tem o direito de escolher, isso precisa ser discutido com ela. Indicamos a cesárea e alguns casos, a exemplo da placenta prévia, que fecha o canal do parto, no caso de uma mulher que é portadora de Herpes, por exemplo.
3) iBahia: Quais as vantagens do parto humanizado? A mulher também pode escolher o local?Marilena: O parto humanizado tem uma série de vantagens para a mulher e para a criança. O bebê nasce na hora certa, mais maduro, mais ativo. A flora vaginal diminui os riscos de hemorragia, além de aumentar a imunidade dele. A natureza passou milhões de ano aperfeiçoando para que a criança chegue ao mundo na hora certa, com condições aprimoradas. Quanto ao local do parto, eu preconizo que seja num local seguro, que a mulher possa escolher também. Pode ser na casa dela ou num hospital, isso vai variar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador