Uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo, Salvador registrou durante o Mundial mais de 2 mil exames realizados, com 58 diagnósticos positivos para HIV, através do Projeto Proteja o Gol. A capital baiana foi escolhida pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) para o lançamento oficial da campanha e registrou o melhor desempenho entre as 12 cidades sedes que também promoveram a ação durante o evento esportivo, realizando o maior número de testes.
De acordo com Érica Carvalho, diretora de Vigilância em Saúde de Salvador, o avanço da cidade no enfrentamento à Aids através de ações preventivas já realizadas no carnaval contribuiu para o sucesso da estratégia na Copa. "A Secretaria Municipal da Saúde já realiza exames para detecção do HIV como uma ação estratégica no carnaval, com a concepção de que quanto antes a pessoa souber da sua condição sorológica, mais rápido ela dará início ao tratamento, ao tempo em que contribuímos para a interrupção da transmissão do vírus. Este ano tivemos um excelente desempenho com a realização de quase 4.300 testes e distribuição de quase 2 milhões de camisinhas durante a folia momesca", pontuou.Ainda de acordo com a diretora, a atual gestão triplicou o número de unidades que realizam o teste rápido durante todo o ano, bem como capacitou mais de 260 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica para a realização desses exames. Durante a Copa, agentes comunitários de saúde também distribuíram mais de 520 mil preservativos masculinos e femininos para baianos e turistas no entorno do Farol da Barra nos dias de Fan Fest, incentivando o sexo seguro, prevenindo as doenças sexualmente transmissíveis. (DST).
Os pacientes soropositivos identificados no período da Copa foram encaminhados para o Serviço Municipal de Assistência Especializada - SEMAE, na Liberdade, e para o Centro de Testagem e Aconselhamento – CTA Marymar Novais, no Dendezeiros, para iniciarem o tratamento totalmente gratuito.
Mais de 260 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica foram capacitados para a realização desses exames |
Salvador registrou durante o Mundial mais de 2 mil exames realizados, com 58 diagnósticos positivos para HIV, através do Projeto Proteja o Gol |
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade