Amanhã à tarde, milhares de pessoas vão assistir à saída das embarcações que levam os presentes a Iemanjá, na Praia do Rio Vermelho. Mas a festa da Rainha do Mar começou hoje, às 7h. Quando o caramanchão da Colônia de Pescadores Z-1 foi aberto para receber os presentes.
Expectativa
Na manhã desta terça-feira (31), alguns presentes já eram vistos na Casa de Iemanjá. O trânsito de pessoas se misturava ao vai e vem de agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), que trabalhavam para fazer os últimos ajustes do barracão, montado em frente à colônia.
A expectativa do pescador Edson dos Santos, 56 anos, é de que a festa seja um sucesso de público e oferendas. "Alguns já vieram e deixaram os presentes antes de ir pro trabalho, mas movimento mesmo só mais tarde. Começamos a receber o grande público a partir da meia-noite", diz.
O presidente da Colônia de Pescadores Z-1, Marcos Souza, o Branco, que organiza os festejos, concorda. “O interesse da população sempre aumenta, diferente de outras festas populares, que foram se acabando em decorrência da violência”, opina.
Encantada, a pedagoga paulista Sueli Stellas, 57, admirava as primeiras oferendas que chegaram para Iemanjá. “Infelizmente, não vou poder ficar para a festa. É uma pena, de verdade. Adoro a santa, uma amiga baiana me contou a história dela e, há anos, tento permanecer, mas nunca consigo”, disse Sueli, que estava no bairro acompanhada do marido.
Programação
Abaixo a programação oficial fornecida pela Colônia de Pescadores Z-1. O prefeito ACM Neto e o governador Rui Costa ainda não confirmaram participação no evento.
01/02:
7h: abertura do caramanchão;
02/02:
2h30: entrega do presente a Oxum no Dique do Tororó;
5h: chegada do presente principal para Iemanjá;
5h: alvorada de fogos de artifício;
15h30: saída do presente principal;
18h: encerramento da festa religiosa;
Leia também:
Veja também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!