A comunidade religiosa e admiradores de Mãe Carmen de Oxaguian se reuniram nesta sexta-feira (2), em Salvador, para a celebração da missa de sétimo dia da ialorixá. O ato em memória da líder do Terreiro do Gantois (Ilé Ìyá Omi Àṣẹ Ìyámase) ocorreu na Igreja Nossa Senhora da Vitória.

A cerimônia foi organizada pelo próprio terreiro em parceria com a Associação de São Jorge Ebé Oxóssi, reunindo familiares, filhos de santo e lideranças de diversas comunidades de matriz africana. Mãe Carmen faleceu em 26 de dezembro de 2025, no Hospital Português, onde tratava as complicações de uma forte gripe.
Leia também:
Ela assumiu a liderança da casa em 2002, dando continuidade a um dos mais importantes legados religiosos e culturais da Bahia. Quinta liderança na sucessão do Gantois, a ialorixá deixou um legado marcado pela resistência religiosa e social, tendo sido imortalizada na canção "A Força do Gantois", de Nelson Rufino.
Vale relembrar que ao longo da trajetória, a ialorixá recebeu diversas homenagens, entre elas a canção “A Força do Gantois”, composta pelo sambista Nelson Rufino e lançada em agosto de 2011.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

