O prefeito ACM Neto anunciou nesta terça-feira (28) mudanças no trânsito em Salvador. Entre as medidas está a implantação da quinta faixa na Avenida Paralela, que será sinalizada logo após o recapeamento da avenida.
Segundo o prefeito, também serão construídas duas passarelas, sendo uma na Avenida Tancredo Neves e outra em frente à Madeireira Brotas. As obras custarão R$ 3 milhões. O prefeito ressaltou que algumas das mudanças são definitivas, enquanto outras serão aplicadas como teste, podendo ser reavaliadas.
Entre as novidades anunciadas está o projeto de lei que propõe a concessão da Estação da Lapa para a iniciativa privada. O projeto será encaminhado para a Câmara dos Vereadores nos próximos dias. Antes disso, a estação passará por obras de manutenção como serviços de impermeabilização, drenagem, pintura, reforma dos banheiros e programação visual.
A Prefeitura estuda também a contratação de empresas para o monitoramento do trânsito em áreas como escolas e locais onde estejam sendo realizadas obras viárias e grandes eventos. Essas empresas não terão poder de fiscalização, que continuará sendo feita pela Transalvador.
CaminhõesEntre as medidas apresentadas está também a nova regulamentação para carga e descarga, além da circulação de veículos pesados. A carga e descarga serão proibidas de segunda a sexta-feira, das 6 às 21h, e aos sábados, até as 14h, sendo liberadas aos domingos e feriados.
Caminhões grandes, veículos urbanos de carga (VUC) - largura até 2,20m e comprimento de 6,50m - e caminhões porta-contêineres são proibidos de circular de segunda a sábado, das 6 às 10h e de segunda a sexta-feira, das 17 às 20h. Especialmente na Orla, a proibição de circulação aos sábados, domingos e feriados é das 9 às 20 horas.
Mudanças como melhoria da sinalização, instalação de semáforos, implantação de faixas de segurança e realocação de pontos de ônibus estão entre as medidas apresentadas:
Região do IguatemiNa Avenida ACM, a Transalvador vai reforçar a sinalização horizontal em frente ao Bradesco, no cruzamento entre a avenida e a Paulo VI, e em frente ao Parque da Cidade, Petrobras e Hotel Fiesta, reforçando a proibição de obstrução do cruzamento. A região também vai receber semáforos inteligentes que vão melhorar a trafegabilidade, especialmente em horários de pico.
CentroNa Avenida Joana Angélica, segundo a Prefeitura, a Transalvador vai melhorar a fluidez do tráfego com a implantação de duas faixas de trânsito no sentido do Campo da Pólvora, e uma no sentido da Piedade. Para permitir a mudança, será proibido o estacionamento ao longo da avenida.
Ainda no Centro, será feita alteração no tráfego da Rua Chile no sentido Pelourinho, valorizando o acesso ao Centro Histórico.
Avenida Paulo VI e orlaNa Avenida Paulo VI, será implantado um sentido único de carros e caminhões para quem segue para o Caminho das Árvores. No sentido inverso, para a orla, será implantada apenas uma via exclusiva para ônibus, mantendo o atendimento dos transportes coletivos na região.
Mudanças estão previstas para a av. Paulo VI |
Já na Octávio Mangabeira, será colocada uma faixa solidária no contrafluxo no período da manhã, que vai poder ser utilizada por veículos de pequeno porte num trecho de aproximadamente 4,8km entre Piatã e Boca do Rio, no sentido Centro.
Bonocô e Rótula do AbacaxiNa Avenida Bonocô, um ponto de ônibus será realocado próximo ao acesso à Avenida ACM e BR-324 para o local em frente ao posto Mataripe. A mudança vai permitir que os ônibus parem no ponto sem afetar o fluxo na via principal.
Na Rótula do Abacaxi, a Transalvador avalia, junto com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), responsável pelas obras, realocar pontos de ônibus no sentido da Avenida Bonocô. Matéria original: Correio 24h Prefeito anuncia mais uma faixa na Avenida Paralela
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade