Veja programação

Salvador tem semana de cultura colombiana com atividades gastronômicas e acadêmicas

Evento será realizado entre os dias 31 de maio e 4 de junho

Redação iBahia
18/05/2022 às 22h09

5 min de leitura

Salvador irá sediar uma semana de cultura colombiana entre os dias 31 de maio e 4 de junho, com atividades acadêmicas e gastronômicas.

O objetivo é comemorar os laços entre a Colômbia e o Brasil. Da mesma forma, serão realizados eventos para promover as relações econômicas entre os dois países.

As atividades serão realizadas em parceria com a Prefeitura de Salvador, o SENAC, o Instituto Cervantes, o Instituto de História e Geografia da Bahia, o Restaurante Omi, a COPA Airlines e o Blog no Instagram Salvador Latina.

Da Colômbia somaram-se o apoio do Escritório de Promoção Comercial, Turística e de Investimentos – ProColombia, da Prefeitura da cidade de Ibagué e do Museu Histórico da cidade de Cartagena de Índias.

Confira a programação:

  • Festival Gastronômico

No Restaurante Senac Casa do Comércio será possível degustar a gastronomia colombiana com um buffet de almoço no dia 1º de junho e um jantar com menu de degustação no dia 4 do mesmo mês. A ação terá a participação do chef Manuel Mendoza e os chef’s e alunos do Senac.

O 2 de junho, às 16h30, no marco das atividades de promoção da ProColômbia será realizado, no Museu da Gastronomia Baiana do Senac, o Bate Papo “Cafés Colombianos”, seguido de degustação de café da Colômbia. O evento será aberto ao público com prévio cadastro online.

  • Mesa Redonda “Salvador e Cartagena de Índias: Diálogo entre cidades fortalezas”

O Instituto Cervantes abrirá as portas para receber o público em geral que deseje assistir o diálogo para aproximar as regiões do caribe colombiano e do nordeste brasileiro, a partir das proximidades do patrimônio histórico, cultural e arquitetônico entre as duas cidades, com a participação do Francisco Senna (professor e historiador do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia) e Moises Alvarez Marin (diretor do Museu Histórico do Cartagena).

  • “Conexão Colômbia x Brasil”

Os interessados em remeter a uma viagem que vai conectar com o melhor da culinária brasileira e colombiana, poderão reservar para o jantar a 6 mãos que será oferecido pelos chef’s baianos Fabricio Lemos e Lisiane Arouca e o chef colombiano Manuel Mendoza. Esta experiência será em 2 de junho, no Restaurante Omi do Hotel Fera Palace.

  • Show de dança e músicas colombianas e brasileiras no Pelourinho

A Embaixada da Colômbia e o Escritório de Cooperação Internacional da Prefeitura Municipal de Salvador oferecerão ao público em geral uma apresentação no Largo do Cruzeiro de São Francisco, com a participação do Balé Folclórico da cidade de Ibagué (Colômbia) e o Balé Folclórico de Salvador. Também será realizado um concerto instrumental de músicas colombianas e brasileiras.

Na tarde do 2 de junho, o Balé Folclórico de Ibagué vai oferecer uma oficina gratuita, dirigida para jovens na área de dança, no Boca de Brasa.

  • Promoção Turística, Comercial e de Investimentos

As relações econômicas entre Brasil e Colômbia vêm se fortalecendo nas últimas décadas. Nos últimos quatro anos, o número de empresas brasileiras instaladas na Colômbia dobrou. Cerca de 102 empresas brasileiras atuam em segmentos bastante diversificados, como agrobusiness, financeiro, cosméticos, infraestrutura, siderúrgico e TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação).

Tendo em conta a elevada confiança do setor privado no potencial da economia colombiana, a ProColombia (Escritório Comercial da Colômbia no Brasil) realizará um evento no dia 3 de junho com empresários da Bahia para promoção de turismo, investimentos e negócios.

95 anos de tratado

No ano 2022, Brasil e Colômbia comemorarão 95 anos de um ponto crucial da história: o 24 de abril de 1907 foi assinado o Tratado Vásquez Cobo – Martins com o objetivo de definir os limites dos 1.644 km de linha de fronteira entre a Colômbia e o Brasil. Com este importante marco, iniciou-se uma relação bilateral de amizade, confiança e solidariedade, que nos últimos anos se aprofundou para enfrentar de forma conjunta e coordenada os principais desafios comuns na zona fronteiriça e na região.

Os dois países têm muito mais em comum além da uma enorme linha de fronteira. Neste sentido, com o intuito de apresentar uma mostra da cultura colombiana e do que une dois países, a Embaixada da Colômbia no Brasil e o Embaixador Dario Montoya tem o prazer de convidar à Semana da Colômbia em Salvador a partir do 31 de maio até o 4 de junho.

A abertura será em uma recepção de inauguração com a palestra Engajamento social, do sector da Gastronomia, apresentada pelo chef colombiano Manuel Mendoza (Chef Executivo e Dono do Manuel Restaurante em Barranquilla e Cocina 33 em Montería, na Colombia).

Leia mais sobre Salvador em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias.