Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > salvador
Whatsapp Whatsapp
Segurança Pública

SSP-BA e Polícia Federal discutem ações após operação com 5 mortos em Salvador

Reunião neste sábado (16) discutiu ações de combate ao crime e buscas pelos suspeitos envolvidos no confronto em Valéria

Redação iBahia • 16/09/2023 às 15:12 • Atualizada em 16/09/2023 às 17:34 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					SSP-BA e Polícia Federal discutem ações após operação com 5 mortos em Salvador
Foto: Divulgação/SSP

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Polícia Federal se reuniram na manhã deste sábado (16), para discutirem ações de combate ao crime organizado em Salvador. O grupo também discutiu sobre esforços para que sejam encontrados todos os suspeitos envolvidos no confronto que resultado na morte do policial federal Lucas Caribé, na sexta-feira (15).

Ainda na noite de sexta, o diretor-geral da Polícia Federal em exercício, Gustavo Souza desembarcou na capital baiana para acompanhar os desdobramentos da morte do agente federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida. A viagem foi determinada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Leia mais:

A reunião aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP-BA, situado no Centro Administrativo da Bahia (CAB). Estavam presentes o secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, o diretor Executivo da PF, Gustavo Paulo Leite de Souza, o diretor de Inteligência da PF, Rodrigo Morais Fernandes, o superintendente Regional da PF na Bahia, Flávio Albergaria, e integrantes das Polícias Militar e Civil.

Como resultado do encontro, foram decididas novas ações de inteligência e de repressão qualificada. De acordo como o o secretario Marcelo Werner, a SSP-BA e a Polícia Federal estão realizando um trabalho integrado focado no combate aos grupos criminosos.

"Não descansaremos até encontrarmos todos os envolvidos no confronto em Valéria. Não sairemos do terreno. Todos os recursos estaduais e federais estão disponíveis", declarou.
A SSP informou que dados sobre outros integrantes dos grupos criminosos podem ser enviados por meio de denúncia no telefone 181 (Disque Denúncia da SSP), com sigilo assegurado.

Quinto suspeito morre em confronto

O quinto suspeito de ter participado do confronto que resultou na morte do policial federal Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos, morreu na madrugada deste sábado (16).

Identificado como Vitor Eduardo Santos Dantas, o homem foi encontrado no bairro de Mirante de Periperi, após denúncias anônimas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), agentes tentaram abordar um grupo no local, houve revide e confronto. O suspeito foi socorrido para o Hospital do Subúrbio, mas não resistiu. O restante do grupo fugiu.

A SPP-BA informou que o suspeito já tinha sido preso em junho de 2023, por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Logo depois foi colocado em liberdade provisória. Ele seria integrante do grupo criminoso que entrou em confronto com policiais na sexta-feira (15).


				
					SSP-BA e Polícia Federal discutem ações após operação com 5 mortos em Salvador
Foto: Divulgação/SSP

Com ele foram encontradas uma submetralhadora calibre 9mm, carregador e munições. A SSP o classifica como comparsa dos outros quatro homens que morreram em Valéria. A Polícia Civil informou também que o suspeito usava tornozeleira eletrônica e fazia parte de um grupo criminoso.

Equipes da polícias Militar, Civil e Federal, e da Polícia Rodoviária Federal (PRF), seguem com as ações por conta do episódio de violência na capital baiana. É realizado, neste sábado (16), policiamento ostensivo e preventivo na BR-324 e nas entradas de bairros como Valéria, Palestina e Águas Claras. A fiscalização tem chegado a cidades próximas de Salvador, como Amélia Rodrigues.

Policiais foram surpreendidos por grupos criminosos

Os policiais federais e civis que participaram da operação nesta sexta-feira (15), no bairro de Valéria, em Salvador, foram surpreendidos pela presença de integrantes de grupos criminosos que estavam prestas a entrar em confronto na região.

Um dos suspeitos morto no confronto foi identificado como Uélisson Neves Brito, conhecido como "Cara Fina". Ele foragido da polícia e integrava o Baralho do Crime da SSP-BA. Os nomes dos outros três suspeitos não serão divulgados pela secretaria

De acordo com fontes da TV Bahia e g1, a situação começou quando integrantes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) planejavam uma ação contra o grupo criminoso que atua no local.

No entanto, ao chegaram no bairro, os policiais encontraram integrantes de um outro grupo, que pretendiam fazer a retomada da área. Um confronto foi iniciado entre os agentes e os suspeitos, que estavam fortemente armados. Durante coletiva para apresentar o resultado da "Operação Fauda", ainda na sexta-feira (15), o secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, explicou a situação.

"As equipes policiais ao se deslocarem para a realização da operação se depararam com um 'bonde', onde houve a situação de enfrentamento que ocasionou, infelizmente, na morte do policial, no ferimento de outros dois policiais, e na morte de dois criminosos que ali se encontravam”, contou.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SALVADOR :

Ver mais em Salvador