O prefeito Bruno Reis anunciou na manhã de sexta (3) o valor da nova tarifa de ônibus da capital baiana. Sem o subsídio do Governo Federal, os usuários do transporte coletivo terão que desembolsar R$ 4,90 a partir deste sábado (04).
No dia 31 de março, a gestão municipal chegou a informar à população sobre o novo valor, mas detalhando que a passagem continuaria do mesmo jeito porque R$50 centavos seriam custeados pela administração pelos meses de abril e maio. No período Bruno Reis tentou um subsídio em Brasília para evitar o reajuste, mas não houve sucesso.
Leia mais:
“Todo esse cenário nos levou a autorizar o que já deveria ter ocorrido no dia 1º de janeiro. A prefeitura assumiu no final do mês de março até aqui, mas não dispomos desse recurso, uma vez que não tivemos apoio federal nem estadual”, disse.
Bruno Reis criticou ainda a divisão de valor repassado para ônibus e metrô na integração. Segundo ele, 61% do valor da tarifa fica com o metrô, enquanto os ônibus recebem 39%.
“O metrô tem isenção de todos os impostos municipais e estaduais, não tem cobrador, não tem motorista, não tem pneu, não tem combustível. Portanto, a operação é muito mais barata, e fica com 61% da tarifa. Isso contribuiu muito para o desequilíbrio do sistema”.
Leia mais sobre Salvador no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também: