Saúde

Hospitais de referência em queimados da BA já receberam mais de 130 pacientes em junho; confira onde buscar atendimento

Segundo Sesab, as equipes de atendimento das unidades foram reforçados para os festejos juninos

Redação iBahia
22/06/2022 às 7h30

2 min de leitura
Foto: Divulgação/Sesab

Os hospitais de referência em tratamento de queimados da Bahia já atenderam mais de 130 pessoas com queimaduras neste mês, segundo dados de um balanço parcial divulgado ao iBahia pela Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab).

Ao todo, a Bahia tem 3 Centros de Tratamento de Queimados. Eles ficam instalados no Hospital Geral do Estado (HGE), em Salvador; no Hospital regional de Santo Antônio de Jesus (HRSAJ), na cidade de mesmo nome, no recôncavo; e no Hospital do Oeste (HO), em Barreiras.

Foto: Camila Souza/GOVBA

De acordo com a Sesab, nas duas últimas unidades, os centros foram reativados recentemente, com reforço nas equipes em função dos festejos juninos, após um breve período dedicados ao tratamento de pacientes com Covid-19.

Os dados da Sesab são de 1º a 20 de junho e contabilizam apenas o HGE e o HRSAJ. O Hospital do Oeste não teve registro até a data. No total, foram 135 atendimentos.

Destes registros, 24 foram por explosões de bombas e 98 por queimaduras em geral no HGE. Já no HRSAJ, foram 13 atendimentos por queimaduras, neste mesmo período.

Foto: Leonardo Rattes/Ascom Sesab

Os números referentes aos anos de 2019 e 2020 ainda estavam em levantamento até o dia do fechamento dos dados, de acordo com a Sesab.

Onde buscar atendimento

Além desses três hospitais, as pessoas com queimaduras podem procurar atendimento também nas unidades de pronto-socorro das cidades baianas. A depender da gravidade dos casos, é feito o encaminhamento para os centros de referência.

Em Salvador, conforme informações divulgadas ao iBahia pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), esse serviço pode ser encontrado em uma das 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPA) ou nas 6 unidades de pronto atendimento do município.

Foto: Divulgação

Leia mais sobre São João na Bahia em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias