‘Tem gente que espera o ano inteiro por essa festa’, diz Berguinho em retorno aos palcos no São João


Foto: Reprodução/ Instagram

O cantor Berguinho, vocalista da banda Seu Maxixe, divide seu coração em duas metades, a potiguar, já que nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e a baiana, pelo abraço dado por Salvador 20 anos atrás quando desembarcou na capital baiana para seguir a carreira na música.

E por viver na Bahia há tanto tempo, os costumes do estado acabaram se tornando do cantor, inclusive a paixão pelo São João, que movimenta não só a economia do estado como também a agenda de shows da banda Seu Maxixe.

Com a agenda preenchida para a festa que volta a acontecer em 2022, depois de dois anos de pausa devido à pandemia, Berguinho contou ao iBahia sobre a expectativa de retornar aos palcos no momento tão especial para os nordestinos.

“É uma grande responsabilidade representar a cultura da Bahia. Eu venho de Natal, do Rio Grande do Norte, comecei cantando forró, vim para Salvador cantar. Moro aqui há quase 20 anos, o sangue que corre na veia é o sangue do forró, apesar de ter o projeto romântico que é o ‘Seu Maxixe’, que nós temos um repertório que passeia me vários gêneros. A gente tem muito orgulho de representar a cultura nordestina, a do sertão”, conta.

O retorno é ainda mais especial para Berguinho por ter enfrentado a Covid-19 de perto. O artista foi internado em junho de 2021 por causa da doença e chegou a ter comprometimento pulmonar entre 25% e 50%.

Foto: Reprodução/ Instagram

Para o site, o cantor não escondeu a emoção e falou sobre o que se tornou costume da banda antes de pegar a estrada rumo ao interior do estado: a oração.

“Quando a gente entra no ônibus para pegar estrada a gente já se emociona. Antes de iniciar a viagem a gente faz aquela oração para agradecer a Deus por esse retorno, essa oportunidade de trabalhar, que é o que nós fazemos, levar alegria e esperança através da música. Tem gente que espera o ano inteiro por essa festa. Não só para curtir, mas também para trabalhar. A gente também, apesar de trabalhar o ano inteiro, o São João é o nosso momento”.

Com shows agendados para Lençóis, Saubara, Lapão, Santanópolis, Itaparica, Firmino Alves, Piritiba, São Francisco do Conde e Madre de Deus, Berg revelou ao iBahia o que o público pode esperar para esse reencontro junino.

“Nós temos um repertório de clássicos da música brasileira em geral, tocamos um pouco do romântico, do pop, do sertanejo e do forró. No São João a gente tem o foco mais no forró, mas incluímos canções do Seu Maxixe, temos a música nova que é ‘Seu Melhor Ex’, que já tá super bem, tocando nas rádios e o nosso repertório especial de São João, forró clássico”.

Leia mais sobre São João em iBahia.com e siga o portal no Google Notícias