Para quem está acompanhando a repercussão nacional, deve saber que Deolane Bezerra, teve a prisão revogada e foi transferida para a Colônia Penal de Buíque, sertão do Pernambuco. De repente a cidade do interior do nordeste ganha um olhar diferente.
Buíque é uma daquelas cidades que você pode nunca ter ouvido falar, mas tem seu charme e uma boa dose de personalidade. Localizada no agreste pernambucano, é conhecida por paisagens deslumbrantes e por abrigar o famoso parque nacional Vale do Catimbau.
Leia também:
Conheça Buíque no Pernambuco
Buíque está recebendo uma atenção extra agora. Mas, longe de ser um lugar qualquer. A cidade é pequena, com aproximadamente 1.320 km² e 58.919 habitantes, mas tem uma vistas e uma grande riqueza cultural.
A cidade abriga também uma das maiores bacias leiteiras do Estado. Ele está limitado ao norte com a cidade de Sertânia, ao nordeste com Arcoverde, ao sul com Águas Belas, ao oeste com Tupanatinga, e a leste com o município de Pedra.
Dois lugares interessantes para se visitar são o Museu Eduardo José de Freitas, criado em 1990, e a Casa da Cultura Lenira Cursino de Freitas, inaugurada em 2000. O prédio antigo, abriga artefatos, fotografias e documentos históricos de Buíque.
No museu estão os restos mortais de uma mulher encontrada no Parque Nacional do Catimbau, que viveu há 6 mil anos, e a ossada de uma preguiça-gigante, datada de 8 a 10 mil anos, encontrada durante a escavação de um barreiro no Sítio Charco.
Mas a principal atração turística é o Parque Nacional do Catimbau - esculpido pela natureza há mais de 150 milhões de anos e instituído em 2002 - importante para o turismo pedagógico, ecológico e cultural.
O Vale do Catimbau abrange ainda terras de Tupanatinga, Ibimirim e Sertânia, com destaque para a beleza paisagística, as formações e abrigos naturais e para a diversificada flora e fauna características da caatinga (único no mundo). O local é conhecido como um dos mais importantes sítios arqueológicos do país, cujos registros rupestres nele encontrados retratam a vida dos primeiros habitantes do lugar.
Tradições de Buíque
Uma boa pedida é visitar as comunidades tradicionais e conhecer o acervo antropológico/cultural dos remanescentes quilombolas do Mundo Novo; as Comunidades do Farçola e da Serra do Catimbau; e a reserva indígena Kapinawá.
E para guardar de lembrança, o tradicional artesanato local. Dentre eles a cestaria e trançados, produzidos através da utilização de fibras naturais (de sisal, coco e ouricuri), da palha de diversos tipos e cipós.
Isadora Gomes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!