Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Justiça

Família de cigana morta na BA protesta por transferência de suspeito

Garoto de 14 anos, que era casado com vítima, foi apreendido no Espírito Santo na última semana e segue lá. Familiares de Hyara suspeitas de regalias

Redação iBahia • 31/07/2023 às 19:36 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Família de cigana morta na BA protesta por transferência de suspeito
Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

A família de Hyara Flor Santos Alves, menina cigana de 14 anos que foi assassinada em Guaratinga, no extremo sul da Bahia, fez um protesto nesta segunda-feira (31), na frente do fórum da cidade. Eles pedem a transferência do suspeito do crime para o estado.

O menino, que era casado com a vítima e tem a mesma idade que ela tinha, foi apreendido no Espirito Santo na última semana e segue lá. Por ser adolescente, ele responde a ato infracional análogo ao crime de homicídio qualificado, que é o feminicídio.

Leia mais:

No entanto, segundo a TV Santa Cruz, os familiares da vítima alegam que o garoto estaria sendo privilegiado e não está cumprindo a internação do jeito que deveria ser cumprida. Por isso eles pedem que ele seja transferido para a Bahia.

Já o advogado de defesa do adolescente, Homero Mafra, diz que ele deve ser mantido no Espírito Santo para que tenha a integridade física preservada.


				
					Família de cigana morta na BA protesta por transferência de suspeito
Foto: Reprodução / Redes Sociais

"A razão da transferência é que, estado o adolescente na Bahia, aqueles que o ameaçam e a seus familiares, terão maiores possibilidades, por estarem perto, de levarem a cabo as ameaças que fazem a ele e seus familiares. Por isso, e só por isso, é que se pede que permaneça ele no estado do Espírito Santo. Cabe ao estado zelar pela integridade física dos que estão sob sua guarda e sua custódia", disse.

Para a reportagem, a família disse que não pretende fazer justiça com as próprias mãos e que confia na Justiça da Bahia. A família também pede que o pai do marido da vítima seja responsabilizado, já que a arma utilizada pertencia a ele.

O inquérito do caso ainda não foi concluído e a polícia não descartou a possibilidade de outros familiares do adolescente também serem responsabilizados.

Na última semana, depois que o adolescente foi apreendido, o pai dele postou um vídeo alegando que o irmão do menino, uma criança de 9 anos, teria sido o autor do tiro. Ele teria disparado sem querer, enquanto estava com a arma na mão.

No entanto, a polícia ainda não definiu a causa do crime. Inclusive, a família da vítima acredita que tudo tenha sido um ato de vingança, por causa de uma traição entre o tio da menina e a sogra dela.

Caso

O assassinato aconteceu no dia 6 de julho, pouco mais de um mês depois que a vítima se casou com o suspeito. O laudo da necropsia, que foi divulgado pelo g1 com exclusividade, mostra que a causa da morte foi "asfixiada por lesão complexa". O termo médico indica que Hyara Flor se asfixiou no próprio sangue após ser baleada.

Segundo a versão do pai de Hyara, Hiago Alves, a vingança teria sido tramada pela família do marido da filha dele desde o casamento. Na época da traição, inclusive, imagens íntimas dos dois teriam sido vazadas nas redes sociais.

"Eles armaram, me induziram [a conceder o casamento]. Mataram minha filha, em uma morte injusta, por vingança. Meu irmão tinha caso com a mulher dele [sogro de Hyara], ao invés dele descontar e brigar com meu irmão, eles mataram minha filha inocente", disse o pai da vítima. "Eu quero pedir justiça pela minha filha, em primeiro lugar. Mataram uma criança inocente. Eu quero justiça, a justiça de Deus e a da delegacia”, completou.


				
					Família de cigana morta na BA protesta por transferência de suspeito
Foto: Reprodução / Redes sociais

Ainda de acordo com Hiago em entrevista à TV Bahia, a adolescente vinha sofrendo violência doméstica desde o dia em que foi morar com a família do marido. Isso há cerca de 46 dias, quando o casamento foi celebrada em uma igreja católica de Guaratinga.

“Minha filha, desde o primeiro dia que casou com ele, estava sofrendo. Compraram estaca [pedaço de pau] para bater em minha filha. Vi minha filha com o braço roxo e perguntei o que era aquilo. A mãe dele [genro] não deixou minha filha responder, e disse que tinha sido eles dois brincando, que ele tinha mordido ela”.

Veja também

Entenda por que casamento de cigana morta na BA é legalmente inválido

Pai de cigana morta após casamento pede ajuda a secretário na BA

Alguns dias atrás, um vídeo que circula nas redes sociais mostra o sogro de Hyara Flor Santos Alves exibindo uma arma de fogo enquanto bebe dentro de um bar. A advogada da família, Janaína Panhossi, contou que a família acredita que a arma exibida pelo homem pode ser a mesma utilizada no crime. No entanto, ainda não há essa informação.

O caso tem chamado atenção nacionalmente. A autora Gloria Perez, que teve a filha assassinada pelo ator Guilherme de Pádua no passado, usou o perfil oficial nas redes sociais para dividir com os internautas a morte adolescente e alertar para o crime.

"Hyara e Amadeus se casaram há menos de dois meses. Os dois tem 14 anos, são ciganos e, conforme a tradição, sendo as famílias amigas, o casamento foi arranjado pelos pais. Essa semana Hyara foi assassinado com tiro de pistola. Amadeus seu pai e outro homem fugiram, e estão sendo caçados pela polícia e pelo pai de Hyara. Foi na Bahia", escreveu ela no Instagram.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia