Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > bahia
Whatsapp Whatsapp
Você lembra?

Retrospectiva: 10 acontecimentos que marcaram a Bahia em 2023

Acontecimento no esporte, entretenimento e segurança pública marcaram o ano

Mari Leal • 27/12/2023 às 6:40 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Retomada do Carnaval de Salvador

Os amantes do Carnaval de Salvador puderam viver um reencontro histórico com as ruas da cidade este ano, primeiro edição da festa após as restrições impostas pela pandemia da Covid-19. A abertura oficial foi feita pela cantora Ivete Sangalo, e transmitida ao vivo para o Brasil e o mundo pela TV Globo. Haja emoção!


				
					Retrospectiva: 10 acontecimentos que marcaram a Bahia em 2023
Os amantes do Carnaval de Salvador se reencontraram com as ruas da cidade em 2023. Foto: Manu Dias/GOVBA

Vitória campeão da Série B; Bahia fica na Série A

O Esporte Clube Vitória ganhou sua primeira estrela no uniforme e voltou para o grupo de elite do futebol brasileiro ao vencer a Série B do Campeonato Brasileiro. O estado se rendeu ao título e os torcedores lotaram o Farol da Barra em uma comemoração que mobilizou artistas e até o prefeito da capital baiana, Bruno Reis (União Brasil). O Rubro-Negro foi o 34º clube diferente a vencer a competição nacional, disputada pela 43ª vez desde a estreia, em 1971.

Leia mais:


				
					Retrospectiva: 10 acontecimentos que marcaram a Bahia em 2023
Vitória voltou para a elite do futebol brasileiro ao vencer a Série B do Campeonato Brasileiro 2023. Foto: Vini Oliver/EC Vitória

Outra grande emoção no mundo do esporte foi a permanência do Esporte Clube Bahia na série A do Campeonato Brasileiro. O time e a torcida venceram o grande medo do rebaixamento sob a liderança do técnico Rogério Ceni. O tricolor viveu um ano de dificuldade e amargou altos e baixos.


				
					Retrospectiva: 10 acontecimentos que marcaram a Bahia em 2023
Deixe de agonia e se saia porque o Bahia (ainda) é da Série A!. Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia

Primeiro São João sem Zelito Miranda

O São João de 2023 marcou a volta após as restrições imposta pela pandemia da Covid-19, mas também a saudade de um dos maiores ícones da festa para a cultura nordestina: Zelito Miranda. O artista faleceu em agosto de 2022, aos 66 anos, em decorrência de problemas no pulmão. Miranda foi escolhido como o homenageado do ano no São João da Bahia, que teve como tema 'O Forró Mais Temperado do Brasil'.

Assassinato de Mãe Bernadete

A ialorixá e líder quilombola mãe Bernadete foi assassinada dentro da própria casa com 12 tiros, no quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS). As investigações apontaram que a morte da ialorixá ocorreu a mando de traficante da região, que intencionava comercializar entorpecentes na área quilombola.


				
					Retrospectiva: 10 acontecimentos que marcaram a Bahia em 2023
Líder religiosa foi assassinada em agosto deste ano no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador (RMS). Foto: Reorodução/ Redes sociais

Feminicídio de Sara Freitas

O assassinato da cantora gospel Sara Freitas chamou atenção para os mais de 70 casos de feminicídio ocorridos no estado somente em 2023. A cantora foi morta a facadas e teve o corpo carbonizado. O esposo da vítima, Ederlan Mariano, é apontado pela investigação como mandante do crime. Além dele, outras três pessoas estão presas pelo feminicídio.


				
					Retrospectiva: 10 acontecimentos que marcaram a Bahia em 2023
Cantora gospel Sara Freitas foi encontrada morta após ser dada como desaparecida. Foto: Reprodução/Instagram

Dentista encontrado morto em apartamento

O dentista Lucas Maia, 26 anos, foi encontrado morto em seu próprio apartamento, em um condomínio de luxo no bairro do Rio Vermelho, em Salvador. O mistério sobre o suspeito foi resolvido quase um mês após o crime, quando a polícia identificou um jovem de 22 anos como possível autor. Em depoimento, o suspeito revelou para a polícia que o crime teve como motivação uma dívida de R$ 100, resultado da comercialização de drogas para a vítima.


				
					Retrospectiva: 10 acontecimentos que marcaram a Bahia em 2023
dentista Lucas Maia foi encontrado morto no próprio apartamento, em Salvador. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Morte de agente da Polícia Federal

Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos, morreu em uma emboscada durante uma ação contra o tráfico de drogas no bairro de Valéria, em Salvador. O assunto fez o país e o centro do poder político voltar os olhos para a segurança pública no estado. Após o ocorrido, o ministro da Justiça Flávio Dino veio ao estado e anunciou pacotes de investimentos para a segurança local. Lucas havia ingressado na Polícia Federal em 2013.


				
					Retrospectiva: 10 acontecimentos que marcaram a Bahia em 2023
Lucas Caribé Monteiro de Almeida, de 42 anos, morreu em uma emboscada durante uma ação contra o tráfico de drogas no bairro de Valéria, em Salvador. Arquivo Pessoal

Médico baiano morre em ataque no Rio de Janeiro

O médico ortopedista baiano Perseu Ribeiro Almeida, de 33 anos, morreu em um ataque a tiros na orla do Rio de Janeiro. Ele tinha viajado para a capital daquele estado para participar de um congresso internacional de ortopedia. Ele e outros três médicos foram atingidos. Ele estava hospedado no mesmo hotel onde acontece o congresso. O estabelecimento fica em frente ao local do crime. Perseu morava na cidade de Jequié.


				
					Retrospectiva: 10 acontecimentos que marcaram a Bahia em 2023
Perceu Ribeiro Almeida, de 33 anos, é uma das vítimas do ataque a tiros no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Cantoras baianas celebram a carreira

Principais nomes da música baiana e brasileira, Ivete Sangalo e Daniela Mercury festejaram os marcos de 30 e 40 anos de carreira, respectivamente. Ivete eternizou a data em um grande show no estádio Maracanã, no Rio de Janeiro. O evento foi transmitido ao vivo pela TV Globo, emissora onde a cantora também apresenta um programa de auditório.


				
					Retrospectiva: 10 acontecimentos que marcaram a Bahia em 2023
Baiana comemora 30 anos de carreira com show especial na próxima quarta-feira (20). Foto: Reprodução / Redes sociais

Daniela escolheu o palco da Apoteose, também no Rio de Janeiro. A artista entregou performances de grandes sucessos da carreira.


				
					Retrospectiva: 10 acontecimentos que marcaram a Bahia em 2023
Daniela Mercury celebra 40 anos de carreira em 2023. Reprodução/Redes Sociais

Passagem de Beyoncé por Salvador

A passagem meteórica - e apoteótica - da cantora norte-americana Beyoncé por Salvador se transformou em assunto nacional e parou a internet. Os memes escrachados que antecederam a chegada surpresa foram aos poucos substituídos pelo êxtase de poder ver de pertinho uma das grandes divas da música mundial. Em um único dia, a musa norte-americana movimentou fãs, jornalistas, artistas, espaço aéreo, equipes de segurança, entidades sociais e até o presidente do Brasil.

A primeira capital do país foi a cidade escolhida para o retorno de 'Queen Bee', que esteve também por aqui em 2010. O motivo da vida a Salvador foi a pré-estreia do filme "Renaissance: A Film by Beyoncé" que aconteceu em dois momentos - no Shopping da Bahia e no Centro de Convenções de Salvador.


				
					Retrospectiva: 10 acontecimentos que marcaram a Bahia em 2023
Beyoncé surpreendeu com uma passagem apoteótica por Salvador. Reprodução / Site Beyoncé
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BAHIA :

Ver mais em Bahia