|
---|
Aparelhos celulares motivaram 14,1% das queixas, segundo cadastro |
Os aparelhos celulares foram o assunto mais reclamado aos Procons pelos consumidores brasileiros em 2011. Este produto motivou 14,1% das queixas, mais do que o dobro registrado em relação a microcomputadores e produtos de informática (6,8%), que ocupou o segundo lugar, junto com os eletrodomésticos linha branca. É o que aponta os dados do
Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2011, divulgado nesta terça-feira (18) pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ). A telefonia celular, entretanto, ocupou o quarto lugar entre os assuntos mais reclamados, motivando 6,1% das reclamações. A terceira posição ficou com o cartão de crédito (6,6%). O cadastro reúne 153.094 reclamações contra mais de 19 mil empresas, o que representa 15,3 % do total geral de atendimentos do ano dos Procons integrados ao Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Este tipo de reclamação se refere as que requerem audiências para solucionar o conflito.
ProblemasQuestões relativas a cobrança foi o principal problema enfrentado pelos consumidores em 2011, motivando 28,1% do total das queixas. Junto com problemas com garantia de produtos (24%) e vício ou má qualidade de serviço ou produto (18,9%), que ocupam o segundo e o terceiro lugar, respectivamente, eles somam 43% dos problemas registrados no cadastro.
ÁreasMais da metade das reclamações feitas pelos consumidores brasileiros no ano passado foram relativas à área de produtos (52%). Em segundo lugar, está a área de assuntos financeiros, com 22,1% do total das queixas, seguida da área de serviços essenciais (15%), serviços privados (7,8%), saúde (1,9%), habitação (1,1%) e alimentos (0,1%).
Empresas mais reclamadas Segundo o Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2011, empresas dos setores de telefonia, bancos, varejo e fabricantes de eletroeletrônicos estão entre as mais reclamadas pelos consumidores. Com 6.919 reclamações registradas, a Oi está no topo do ranking, seguida da LG (5.129) e da Claro/Embratel (5.082). A lista completa pode ser conferida
neste arquivo.
AtendimentoO cadastro também apontou um ranking dos fornecedores que menos atenderam os consumidores em 2011. Em primeiro lugar, está a AES Eletropaulo, a qual solucionou apenas 25,9% das reclamações. Em seguida, está a TAM, com resolução de 29,9% das queixas, e o Carrefour (33,6%). De todas as reclamações registradas, 63% foram atendidas pelos fornecedores e 37% não foram atendidas.