A lanterna contendo a Chama Olímpica acaba de chegar ao Aeroporto Internacional de Brasília, ponto de partida para um roteiro que, nos próximos 95 dias, incluirá 327 cidades das cinco regiões do país, passando pelas mãos de 12 mil condutores até chegar, no dia 5 de agosto, ao Estádio Maracanã, local onde será acesa a Pira Olímpica e celebrada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
A chama foi acesa no dia 21 de abril, em frente ao Templo de Hera, localizado na cidade grega de Olímpia, a partir dos raios solares, seguindo um tradicional rito que faz uso de uma espécie de espelho côncavo chamado skaphia. A cerimônia contou com a participação de 11 mulheres caracterizadas, representando o papel de sacerdotisas. Após percorrer algumas cidades gregas – entre elas a capital Atenas – a Chama Olímpica seguiu até Genebra, na Suíça, para uma cerimônia na Organização das Nações Unidas (ONU), seguindo então para o Museu Olímpico, localizado em Lausanne, onde fica a sede do Comitê Olímpico Internacional.
Foto: Reprodução/Instagram |
Conheça os 10 primeiros condutores, na ordem do revezamento:
1. Fabiana Claudino - Bicampeã olímpica (2008 e 2012) e capitã da Seleção Brasileira de Vôlei 2. Artur Ávila Cordeiro de Melo - Primeiro pesquisador brasileiro e da América Latina a receber a Medalha Fields 3. Gabriel Hardy - Campeão brasileiro juvenil e terceiro lugar no Sul-Americano de Karatê 4. Ângelo Assumpção - Acrobata, especialista em salto e solo, e integra a seleção de ginástica artística brasileira 5. Aurilene Vieira de Brito - Diretora da Escola Estadual Augustinho Brandão 6. Hanan Khaled Daqqah - Imigrante do Idlib, no nordeste da Síria 7. Adriana Araújo - Pugilista baiana, é a única mulher brasileira medalhista olímpica no boxe 8. Gabriel Medina - Surfista, primeiro brasileiro a conquistar o título da WCT 9. Paula Pequeno - Melhor jogadora dos Jogos Olímpicos Pequim 2008 10. Vanderlei Cordeiro de Lima - Ex-maratonista que foi derrubado por um manifestante religioso
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade