Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Gilberto Gil é empossado na ABL

"Entre tantas honrarias, essa é sem dúvidas a mais especial", disse o novo 'imortal'

Redação iBahia • 08/04/2022 às 21:33 • Atualizada em 31/08/2022 às 3:16 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
O cantor, compositor e escritor Gilberto Gil foi empossado nesta sexta-feira (8) como membro da Academia Brasileira de Letras. A solenidade foi transmitida ao vivo, no canal da ABL, no Youtube.
Pelas redes sociais, a assessoria do novo imortal postou uma foto, em que ele já está vestido com o tradicional fardão. Na legenda, a seguinte mensagem: "Por aqui, quase tudo pronto para Gil tomar posse de sua cadeira na Academia Brasileira de Letras". Logo depois, a equipe faz um afago ao músico baiano, afirmando que a roupa ilustre "caiu muito bem nele”.
Gilberto Gil foi eleito com 21 dos 34 votos dos acadêmicos, em novembro do ano passado, para ocupar a cadeira de número 20 da ABL, vaga desde a morte do jornalista Murilo Melo Filho, em 2020.

Logo após o resultado, muito feliz, ele agradeceu a torcida e festejou os novos tempos em que a diversidade vem norteando as escolhas dos integrantes da instituição cultural de 125 anos.

Cantor, compositor e ex-ministro da Cultura, Gilberto Gil lançou em 1996 o livro "Todas as letras", uma reunião de suas composições, cumprindo assim o pré-requisito de ter pelo menos um livro publicado para se candidatar à vaga de imortal.
Ele iniciou a carreira no acordeon, ainda nos anos 1950, inspirado por Luiz Gonzaga e a sonoridade do Nordeste. Com a ascensão da bossa nova, Gil substituiu o primeiro instrumento pelo violão, e em seguida a guitarra elétrica.
Seu primeiro disco, "Louvação", lançado em 1967, concentrava sua forma particular de musicar elementos regionais, como nas conhecidas canções título do LP, Procissão, Roda e Viramundo.
Em 1963 se uniu a outro ícone, Caetano Veloso, iniciando uma vitoriosa parceria e a Tropicália, um dos movimentos mais importantes da nossa música, que transpôs barreiras, chegando ao cinema, teatro e toda a arte brasileira.

Ao longo da carreira, Gilberto Gil incorporou influências do mundo pop em sua obra. São ao todo quase 60 discos e em torno de 4 milhões de cópias vendidas, que renderam nada menos que nove prêmios Grammy, o Oscar da música”.

Leia mais sobre Brasil no iBahia.com e siga o portal do Google Notícias.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil