Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > brasil
Whatsapp Whatsapp
BRASIL

Restituição do Imposto de Renda do ano passado deve ser declarada

Valor recebido de restituição é isento de cobrança de imposto, mas deve ser informado na declaração

Redação iBahia • 22/03/2022 às 14:48 • Atualizada em 31/08/2022 às 3:28 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
Se você teve direito à restituição de Imposto de Renda em 2021, ela deve ser declarada neste ano. O valor recebido em uma restituição é isento de cobrança de imposto, mas deve ser informado na declaração.
No caso de quem teve que pagar imposto na declaração de 2021, não é preciso informar no Imposto de Renda deste ano o valor desembolsado.
Quem recebeu mais de uma restituição no mesmo ano, deve somar os valores recebidos. Isso acontece com os contribuintes que tiveram a restituição retida em malha fina em anos anteriores e, após prestar esclarecimento, teve o valor liberado.
O mesmo vale para casais que fizeram declarações separadas em 2021, mas neste ano decidiram prestar conta juntos.
Qual valor declarar?
Essa dúvida acontece porque a restituição do Imposto de Renda é paga com acréscimo de juros proporcionais à Selic, desde o fim do prazo de entrega da declaração até a data de pagamento.
Por isso, o valor efetivamente recebido costuma ser ligeiramente maior do que aquele informado na declaração do ano anterior. É exatamente este valor corrigido que você deve declarar em 2022.
O valor pode ser consultado no seu extrato bancário e também através do serviço de atendimento (e-CAC) da Receita Federal.
Onde informar o valor?
O valor recebido em 2021 deve ser declarado na ficha de "Rendimentos Isentos e Não Tributáveis". A ficha está localizada no meu do lado esquerdo da tela do programa de preenchimento do Imposto de Renda.
O contribuinte deve selecionar o código "25 - Restituição do imposto sobre a renda de anos-calendário anteriores". Depois, informe o valor e clique em OK.

Leia mais sobre Brasil em iBahia.com e siga o Portal no Google Notícias

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BRASIL :

Ver mais em Brasil