Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > conexões e negócios
Whatsapp Whatsapp
Conexões e Negócios

Conheça Marcelo Yamauti: novo head de uma das maiores agências do país

Responsável pela gestão de estratégia da agência Pullse, baiano compartilha sua história e os desafios enfrentados por quem deseja trabalhar em SP

Rodrigo Almeida • 04/01/2024 às 18:41 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Publicitário com MBA em Marketing e Branding, quem encontra Marcelo Yamauti tomando um negroni na noite de São Paulo nem imagina que esse baiano de 35 anos, e atual Head de Estratégia da agência Pullse, tem tanta história para contar.


				
					Conheça Marcelo Yamauti: novo head de uma das maiores agências do país
Marcelo é responsável pela gestão de estratégia da agência Pullse. Foto: Pedro Basilio

Auto descrito como “aluno de notas medianas”, Marcelo atribui à sua herança japonesa o desejo - ainda como estudante - de trabalhar em uma frente mais racional sintonizada à sua paixão pela área de humanas. Enquanto os filmes e as séries vendiam a imagem do publicitário super cool e criativo, Yamauti desejava viver algo diferente, ele queria desbravar pesquisas qualitativas e quantitativas, estudo comportamentais, relatórios de tendências e acima de tudo auxiliar na tomada de decisões.

Leia mais:

Com uma carreira que começou logo após a sua apresentação de TCC - quando foi descoberto por uma profissional de mercado, o jovem publicitário se viu estimulado a pensar em campanhas que iam de casas populares a empreendimento milionários, permitindo o trânsito entre linguagens, direcionamentos, investimentos e desafios.

Acumulando experiências nas áreas de cosmética, perfumaria, construção civil e varejo, ainda em Salvador, o baiano decidiu se aventurar em São Paulo no ano de 2017, após algumas tentativas de mudança e uma pouca experiência de atendimento e reports para mercados nacionais.


				
					Conheça Marcelo Yamauti: novo head de uma das maiores agências do país
Baiano decidiu se aventurar em São Paulo no ano de 2017. Foto: Pedro Basilio

Eis que, com 15 dias de mudança, o que antes era um sonho começou a se desenhar como oportunidade. Apostando nas conexões e diferencial baiano, o trabalho freelancer logo se tornou efetivo, o que o colocou em contato com clientes nacionais e globais, a exemplo da SulAmérica, Gafisa e GSK (Eno, Sonrisal, Sensodyne, Corega e Paradontax).

Dono de uma paixão especial pelo varejo, durante a sua trajetória profissional transitou por grandes e importantes empresas, a exemplo da Morya, Propeg e Ideia3, em Salvador, seguindo então para Grey, DM9, SunsetDDB, Hibou, e Pullse, essa última sendo então a agência ao qual retornou em 2022 com novos desafios.

Estrategista com respaldo e referência nacional, Marcelo Yamauti acumula 15 anos de experiência e a certeza de que a área de Planejamento é a sua paixão.

Veja também

“Hoje tenho clareza do papel fundamental do Planejamento dentro do fluxo de uma agência bem estruturada. O Planejamento é uma área central, recebe as informações e distribui as tarefas já abastecidas com dados e insights para as áreas de Mídia, Criação e Produção de Conteúdo. Além de coletar dados, somos produtores de informação através do cruzamento de pesquisas ou aplicação de pesquisas proprietárias. Geremos conhecimento que, por muitas vezes, o próprio cliente não dominava”, revela.

Hoje o Head mais novo da Pullse comemora o ano de 2023 como o mais importante desde que chegou a São Paulo. Junto com a sua equipe, Marcelo revela que os ganhos em contas publicitárias somarão mais de R$ 900 milhões de investimento em comunicação, só em 2024, apostando numa empresa que não se restringe só a comunicação, mas no investimento em tecnologia para o desenvolvimento de ferramentas que ajudam na rentabilidade e otimização do tempo nos processos. “Desenvolvemos plataformas automatizadas através de IAs que democratizam a comunicação. Um exemplo é o Aceleraí, uma solução que reúne mais de 70 celebridades, como Cauã Reymond, Giovanna Antonelli, Gloria Pires, entre outros, nele é possível criar uma campanha em poucas horas com uma grande celebridade por menos de R$10 mil”, explica.


				
					Conheça Marcelo Yamauti: novo head de uma das maiores agências do país
Marcelo Yamauti acumula 15 anos de experiência e a certeza de que a área de Planejamento é a sua paixão. Foto: Pedro Basilio

A Bahia em São Paulo

Profissional baiano já respeitado, a busca de Marcelo Yamauti por São Paulo teve um motivo especial. Além da busca por salários mais atrativos e a possibilidade de trabalho com grandes marcas e grandes investimentos, foi em SP que Marcelo viveu o processo de aceitação da sua sexualidade. “Entendia que longe das “regras” hetero normativas que vivi por anos, conseguiria ter mais liberdade em aceitar quem sou. Sou uma pessoa realizada profissionalmente e feliz com minha orientação sexual”.

Entusiasta de que novos baianos conquistem os mercados do sudeste, recentemente Yamauti importou um profissional de mídia, e defende que “São Paulo especializa, mas a Bahia forma”, nos conferindo um perfil generalista, inventivo, criativo e pronto para atuar colocando a ‘mão-na-massa’ se assim for necessário.

A quem deseja se aventurar, estar preparado(a) para ser avaliado(as) e possuir uma rede de apoio estão no top da lista. Entretanto, estar disposto(a) a trabalhar e ter coragem é o que fará a colheita ser proveitosa. “Não tenha medo, por muitas vezes acreditei que as pessoas em São Paulo estavam mais preparadas que eu, estava bem enganado. Temos talentos que eles não possuem, carregamos um repertório rico, é bem provável que você encontre mais soluções que eles, lá todos pensam muito igual”.

Com planos para o futuro, os próximos meses será de dedicação à expansão da agência e chegada de novos clientes. Em médio e longo prazo, nosso publicitário entende que chegará a hora de equalizar trabalho e vida pessoal, se aventurando em novos projetos e fortalecendo o mercado.

“Quero direcionar parte do meu tempo para ajudar pequenas e médias empresas através de uma consultoria estratégica, será uma mentoria prática, nada de frases de efeitos e métodos que só funcionam em palestras. Não me vejo morando em Salvador, mas tenho certeza de que a ponte aérea será mais recorrente, ainda mais quando colocar o plano da consultoria ativa, quero focar o atendimento em mercados reginais”, conclui.

Imagem ilustrativa da coluna Conexões e Negócios
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CONEXÕES E NEGÓCIOS :

Ver mais em Conexões e Negócios