Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

Não fale isso na sua entrevista de emprego

Siga as dicas para se sair bem numa entrevista de emprego

Cristiano Saback • 11/03/2024 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O que os profissionais falam que pode ser motivo de eliminação na entrevista de emprego? Separei 05 respostas, que não devem ser dadas nessa etapa tão importante. Entendo que é grande a necessidade do emprego e o sentido de urgência para conseguir uma vaga, mas é preciso cuidado no momento em que você está participando de um processo seletivo. Se você mostrar falta de preparo ou desespero, nas suas repostas, isso pode ser motivo para ser descartado(a).


				
					Não fale isso na sua entrevista de emprego
Não fale isso na sua entrevista de emprego. Foto: Reprodução / Canva Pro

01. “Por que devo lhe contratar?” Resposta: “Por favor, preciso muito desse emprego!” - Essa frase aparenta desespero e falta de preparo. As empresas priorizam os profissionais que sabem separar vida pessoal da profissional.

Leia mais:

02. “Qual seu maior defeito?” Reposta: “Meu defeito é ser perfeccionista.” - Essa é uma frase que muita gente já usou e foi eliminada. Além de ter se tornado lugar comum nas respostas sobre defeitos, ela demonstra falta de criatividade para perguntas que avaliam seu potencial de autoconhecimento.

03. “Como era sua relação com sua liderança no trabalho anterior?” Resposta: “Meu antigo chefe era difícil” - Falar mal do antigo chefe não é um bom sinal. Empresas procuram profissionais que tenham jogo de cintura nas relações interpessoais.

04. “Por que você quer sair do seu trabalho atual?” Resposta: “O ambiente de trabalho não é bom. Tem muita fofoca e a empresa não tem plano de carreira.” - Quando você fala mal dos colegas de trabalho e da empresa por onde você passou, pode revelar mais sobre a sua dificuldade em se relacionar e se adaptar, do que necessariamente sobre a sua disposição para o trabalho e vontade de crescer.

05. “Onde você se enxerga daqui a 05 anos?” Resposta: “No seu lugar.” - Pode parecer óbvio que não se deve falar isso ou até engraçado imaginando quem ouve esse tipo de resposta. Acredite, tem gente que fala exatamente assim. Uma resposta como essa indica falta de bom senso. Além do(a) recrutador(a) sentir você como uma ameaça para a carreira dele(a).


				
					Não fale isso na sua entrevista de emprego
Siga as dicas para se sair bem numa entrevista de emprego. Foto: Reprodução / Canva Pro

Siga 3 dicas importantes para a sua entrevista de emprego:

  • Antes de qualquer entrevista, prepare-se! Pesquise sobre a empresa e cargo para os quais você está se candidatando.
  • Treine com um amigo ou contrate os serviços de um consultor especializado que vai lhe orientar e treinar essa etapa com você.
  • Não se estenda muito nas suas respostas. No máximo 01 minuto.

Numa entrevista de emprego você tem que se preparar para mostrar que é a melhor opção para o cargo. Respostas claras, objetivas e alinhadas com as perguntas vão fazer toda a diferença.

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback