Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

Quando o BBB é no seu trabalho: analisando perfis dos seus colegas

Identifique 10 diferentes perfis no ambiente de trabalho

Cristiano Saback • 18/03/2024 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quem é a planta no seu trabalho? Quem é o vilão? Existem heróis onde você trabalha? Mesmo não sendo o BBB (Big Brother Brasil), a gente consegue enxergar esses e outros personagens na nossa rotina profissional. Estabelecer uma relação com o reality que está no ar, transmitido pela Rede Globo, é quase impossível a gente não comparar com nosso ambiente de trabalho. Vamos conhecer alguns perfis?


				
					Quando o BBB é no seu trabalho: analisando perfis dos seus colegas
Quando o BBB é no seu trabalho: analisando perfis dos seus colegas.. Foto: Reprodução / Canva Pro

Toda empresa tem esses e vários outros perfis de profissionais. Não tem pra onde correr. O importante é aprender a lidar com cada um deles e ter jogo de cintura. Dá até pra desistir no meio do caminho, mas lembre que ambientes de trabalho vão sempre ser tanto uma experiência desafiadora quanto enriquecedora.

Leia mais:

Leia mais


				
					Quando o BBB é no seu trabalho: analisando perfis dos seus colegas
Identifique 10 diferentes perfis no ambiente de trabalho. Foto: Reprodução / Canva Pro

10 diferentes perfis no ambiente de trabalho

  • A Planta: aquele profissional que chega, bate o ponto, mas não diz a que veio. Passa o dia enrolando, entrega o básico e, por algum motivo, não é eliminado.
  • O Nepobaby: tipo de profissional que trabalha na empresa, porque é parente de alguém ou teve um “qi” (“quem indica”) importante. Não necessariamente esse perfil significa que a pessoa não é competente, mas a sua presença pode incomodar os colegas.
  • O Vilão: aquele perfil de profissional que está sempre criando intrigas. Enxerga o colega como um adversário(a) em potencial e quer tirá-lo(a) do caminho a qualquer custo. Articula seu trabalho sempre com ar manipulador, acha que tem poder e acaba se tornando o centro das atenções. Mas, assim como no programa, não se sustenta por um longo tempo. Mais cedo ou mais tarde acaba eliminado.
  • O Herói: sofre todo o tipo de provação e sofrimento. Mas dá a volta por cima e em algum momento mostra a que veio. Entrega produtividade e resultados, além de ter perfil motivador para engajar a equipe. Se a empresa onde trabalha não o enxergar assim, vai entregar seus valores, energia e sua excelência profissional em outro lugar.
  • O Sedutor: esse pode se dar bem na área de vendas. Ama os holofotes. Mas se utilizar o seu poder de sedução para dar em cima dos(as) colegas, além da eliminação, pode acabar com um processo judicial no seu currículo.
  • O Bobo da Corte: aquele profissional que adora fazer gracinhas. Bem humorado, diverte os colegas e é criativo. Normalmente é bem-quisto no ambiente de trabalho. Mas se não tiver bom senso pode perder o “timing” e ser eliminado na primeira oportunidade.
  • O Fofoqueiro: são aqueles que não seguram a língua na boca. Tenho certeza que você já pensou em alguém. Podem ser inofensivos, mas atenção com aqueles que elaboram a fofoca com ar de vilania, esses acabam provocando mal entendido no trabalho em equipe e acaba sendo cancelado.
  • O Gincanista: aquele que é conhecido como “pau pra toda obra”. É o profissional que faz acontecer. Como o próprio nome diz: gosta de gincana. Vai se desdobrar pra cumprir os desafios e entregar resultados.
  • O Fiel Escudeiro: leal aos seus colegas, à chefia e à empresa. Mas tem extrema dificuldade quando tem que escolher um lado.
  • O Puxa-Saco: Toda empresa tem um. Aquele perfil de profissional que bajula o chefe e não tem vergonha de fazer isso em público. Esse é um perfil que incomoda os colegas, mas se tem talento pra bajular e não tem competência para as funções, vai acabar “fora do jogo”.
Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback