Final de ano é época de reflexão e união. E nada melhor do que descobrir como a Bahia está mudando um pouco do mundo. Suportes jurídicos para a comunidade LGBTQIAPN+, abrigos de animais e até investidores estão nesta seleção especial. Confira:
1. Coletivo Justiça Colorida (@coloridajustica)
Um grupo composto por dez advogadas independentes se formou para a criação do Coletivo Justiça Colorida. A iniciativa nasceu pelas mãos da marca Flashprev (@flashprev), que tem o compromisso de reduzir burocracias nas áreas do Direito. Com foco em suportes para os Direitos Humanos, o objetivo principal deste projeto é oferecer suporte jurídico pro bono (ou seja, sem custos) à comunidade LGBTQIA+. As advogadas inclusas na iniciativa são especializadas em diversas áreas do campo jurídico e provenientes de várias regiões do Brasil.
Leia também:
Milla Magalhães (@malhagaesmilla), que acumula fãs apaixonados pela sua garra e história como uma representante da comunidade, comanda as ações. "Este coletivo foi formado com o propósito de suprir as necessidades legais dos membros LGBTQIA+, principalmente na Bahia. Estamos aqui para abraçar essas situações de vulnerabilidade, abrangendo as principais áreas do Direito", explica a advogada.
2. Abrigo Animais Aumigos (@abrigoanimaisaumigos)
Localizado em Salvador, o Abrigo Animais Aumigos é uma Associação sem fins lucrativos dedicada ao resgate e à recuperação de animais vítimas de maus tratos e abandono. Com mais de cem animais, entre cães e gatos, abrigados em sua sede à espera de adoção responsável, o Abrigo também oferece apoio a protetores independentes e abrigos carentes.
Veja também
- Cinco lugares de Salvador com serviços que vão salvar seu dia
- Cinco empresas baianas com serviços diferenciados para quem ama o mar
- Seis perfis baianos de Instagram para você anunciar a sua empresa
3. Lar da Criança (@lardacriancaacolhimento)
O Lar da Criança é um ambiente acolhedor para crianças que enfrentam situações difíceis, como abandono, risco social, maus tratos ou a ausência de pais. Recebendo essas crianças por meio do Juizado da Infância e Juventude ou Conselho Tutelar, o lar proporciona proteção, amor, educação, alimentação e cuidados médicos. Aquelas que não podem ser reintegradas às suas famílias recebem preparação para a vida adulta e independente ao completarem 18 anos.
4. Investidores da Esperança (@investidoresdaesperanca)
O projeto Investidores da Esperança é uma iniciativa vigorosa voltada para a conscientização, educação, capacitação profissional e inclusão de empreendedores negros oriundos das regiões periféricas de Salvador. Sua missão vai além de simplesmente oferecer suporte; busca ativamente transformar e revitalizar essas comunidades, trazendo um horizonte de esperança. Desde sua criação, em 2021, mais de mil pessoas foram impactadas pelo projeto.
5. Associação Sons do Bem (@sonsdo_bem)
A Associação Sons do Bem desenvolve atividades voltadas para brincadeiras e a cultura popular, oferecendo um espaço propício para o desenvolvimento de crianças de baixa renda nas periferias de Salvador, Bahia. Com foco em atividades de arte, dança, capoeira, brincadeiras tradicionais, literatura cênica, iniciação musical e violão, a organização busca proporcionar um ambiente de livre expressão e lazer para seu público-alvo.
Vanessa Brunt
Vanessa Brunt
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!