Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > tabus, tretas e troças com sílvio tudela
Whatsapp Whatsapp
Tabus, Tretas e Troças

Veja porque o Campeonato Baiano pode ser mais uma vez imprevisível

Vistos ainda como azarões e penetras na festa dos dois grandes, os clubes do interior baiano vêm mostrando que deixaram de ser coadjuvantes

Silvio Tudela • 22/01/2024 às 17:49 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Disputado ininterruptamente desde 1905, o Campeonato Baiano chega à sua 120ª edição neste ano, sendo o segundo torneio estadual mais antigo do Brasil. Apesar da hegemonia indiscutível de Bahia e Vitória, que contam com 79 títulos, o troféu ficou com outros clubes em outras 40 edições e destas por seis vezes para clubes do interior.


				
					Veja porque o Campeonato Baiano pode ser mais uma vez imprevisível
Bola oficial do Campeonato Baiano. Foto: Instagram FBF / @_leticianmartins

Num retrospecto recente, nas últimas cinco finais (de 2019 a 2023), pelo menos um time do interior baiano esteve envolvido na decisão, quando não dois: Bahia de Feira (2019 e 2021), Atlético de Alagoinhas (2020, 2021 e 2022) e Jacuipense (2022 e 2023).

Leia mais:

Vistos por olhares menos atentos como azarões e penetras na festa dos dois grandes, os clubes do interior baiano vêm mostrando que deixaram de ser coadjuvantes e que podem sonhar cada vez mais com grandes voos. Num Raio-X de todas as equipes, levando-se em conta sua história e o retrospecto nas últimas competições, é possível pensar o Campeonato Baiano atual da seguinte forma:

Eternos favoritos

  • O Esporte Clube Bahia foi fundado em 1931 e manda suas partidas na Arena Fonte Nova, estampando o vermelho, azul e branco. Tendo como mascote o Super-Homem Tricolor e o apelido de Esquadrão de Aço, tem em suas maiores conquistas a Taça Brasil (1959) e o título de campeão brasileiro (1988). É o maior vencedor estadual, com 50 triunfos, e chega mais uma vez empolgado e buscando mais um bicampeonato seguido graças à presença cada vez maior e promissora da gestão do Grupo City!
  • O Esporte Clube Vitória é um dos clubes mais antigos do Brasil e considerado por muitos historiadores como o legítimo pioneiro, apesar de ter dado o devido destaque ao futebol somente na segunda metade do século passado. Sua data de fundação remonta a 1899 e tem sua casa oficial no Estádio Manoel Barradas (Barradão). Jogando de vermelho e preto, o Leão é o último campeão brasileiro da Série B (2023), foi vice-campeão brasileiro da Série A (1993) e da Copa do Brasil (2010), tendo sido 29 vezes o vencedor do torneio estadual. Motivado pela excelente campanha do segundo semestre, o Vitória chega ao torneio estadual querendo reviver os bons tempos e levantar a taça, feito que não realiza desde 2017!

Leia também


				
					Veja porque o Campeonato Baiano pode ser mais uma vez imprevisível
Taça do Campeonato Baiano. Foto: Instagram FBF / @celogilfotografia

Histórico de campeão

  • O Alagoinhas Atlético Clube foi fundado em 1970 e manda seus jogos no Estádio Antônio Carneiro (Carneirão). Tendo como base as cores vermelho, preto e branco, o Carcará participou de 44 edições do Campeonato Baiano, sendo bicampeão do torneio (2021 e 2022) e vice-campeão em duas ocasiões (1973 e 2020). Foi campeão da Segunda Divisão da competição estadual de 2018. Promete brigar pelo título novamente!
  • A Associação Desportiva Bahia de Feira é um dos clubes mais antigos do nosso estado, tendo sido fundado em 1937. Sua casa é o Estádio Arena Cajueiro, em Feira de Santana. Conhecido como Cangaceiro ou Tremendão, traz em seu uniforme as cores azul marinho, vermelho e branco. Tem como seu maior feito, em 21 participações, o título do Campeonato Baiano de 2011. É tricampeão da Série B do torneio estadual (1982, 1986 e 2009). Quer igualar o feito de seu arquirrival Fluminense de Feira e também do Atlético de Alagoinhas!

Chegando cada vez mais forte

  • O Esporte Clube Jacuipense nasceu em 1965 e decide seu destino no Estádio Eliel Martins (Arena Valfredão), em Riachão do Jacuípe. Vestido de grená e branco, o Leão sagrou-se o vencedor do Campeonato Baiano da Segunda Divisão em 1989 e obteve dois vice-campeonatos (2022 e 2023) nas 16 edições que participou. Está beliscando a taça há dois anos seguidos!
  • O Itabuna Esporte Clube foi fundado em 1967 e tem sua casa no Estádio Municipal Luiz Viana Filho (Itabunão). O Dragão do Sol joga de azul e branco e em 37 participações no Campeonato Baiano, sendo o vice-campeão de1970. Conquistou o título da Série B do torneio estadual em duas ocasiões (2002 e 2022). Ficou em terceiro lugar no ano passado e caiu perante o Bahia, não sem antes assustar, quando ganhou o primeiro jogo da semifinal!

				
					Veja porque o Campeonato Baiano pode ser mais uma vez imprevisível
Mascote do Campeonato Baiano. Foto: Rafael Falcão/FBF
  • A Sociedade Desportiva Juazeirense foi fundada em 2006 e recebe seus adversários no Estádio Adauto Moraes. O Cancão de Fogo veste-se de vermelho, amarelo e branco. Venceu o Campeonato Baiano da Segunda Divisão de 2011 e disputou a Série A da competição estadual em 11 vezes, sendo cinco vezes o terceiro colocado (2013, 2015, 2016, 2020 e 2021). Caiu na semifinal e ficou em quarto lugar na classificação geral do ano passado e sonha em chegar à decisão pela primeira vez e levar em definitivo o título!
  • O Barcelona Futebol Clube é o caçula do futebol baiano, tendo sido fundado em 2019. Manda seus jogos no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, onde domina com suas cores vermelho e branco. A Onça Pintada se sagrou campeã da Segunda Divisão de 2021 e, em suas duas participações na Série A, foi o quarto colocado em 2022. Apesar de uma fraca campanha no ano passado, quer reviver a ascensão meteórica e voltar a impressionar!

Os que vieram da Segunda Divisão

  • A Associação Desportiva Jequié é de 1969 e tem o mando de campo de suas partidas no Estádio Waldomiro Borges. Tendo como alcunha o Sol e disputando seus jogos de amarelo e azul, o time conquistou por três vezes a Série B do torneio estadual (1992, 2017 e 2023). Em seis temporadas na Série A, sua melhor colocação foi um terceiro lugar em 1994. Pode surpreender!
  • O Jacobina Esporte Clube nasceu em 1993 e disputa seus jogos no Estádio José Rocha, usando apenas uma ou suas cores de forma combinada – azul, branco ou amarelo. O Jegue da Chapada já foi vice-campeão da Segunda Divisão do Campeonato Baiano (2014 e 2023) e sua melhor campanha, em sete participações na Série A do torneio estadual, foi o sexto lugar em 2016. Quer fazer bonito e mostrar que veio para ficar!
Imagem ilustrativa da coluna Tabus, tretas e troças com Sílvio Tudela
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TABUS, TRETAS E TROÇAS COM SÍLVIO TUDELA :

Ver mais em Tabus, tretas e troças com Sílvio Tudela