A Defesa Civil de Salvador (Codesal) revelou que Salvador está em estado de "atenção" por causa da possibilidade de fortes chuvas nesta quarta-feira (3). Na prática, técnicos, engenheiros, arquitetos e geólogos ficam em alerta e realizam vistorias do Plano Preventivo da Defesa Civil, o PPDC.
Em entrevista ao g1 bahia, a subcoordenadora da Codesal, Alana Matos, disse que o objetivo do alerta é "identificar feições de instabilidade de encostas, analisar risco iminente e definir moradias para evacuação/ proteção comunitária nas regiões contempladas por sistema de alerta e alarmes — sirenes".
Leia também:
O órgão de monitoramento avalia o tempo em Salvador e classifica em quatro níveis. São eles:
- Nível 1 - Observação
- Nível 2 - Atenção: ação preventiva in loco
- Nível 3 - Alerta
- Nível 4 - Alerta máximo
A partir disso, eles organizam ações e executam as operações de controle. "A orientação para a população é que ao menor sinal de risco, procure um local seguro e disque 199.", destacou ainda Alana.
Vale pontuar que nas últimas 72 horas, o volume acumulado de chuvas foi de 80 mm. Os bairros com maiores índices foram Sete de Abril (115,0mm), Capelinha - Vila Picasso (94,4 mm) e Alto da Terezinha (89,6 mm).
Leia mais
- Ondina registra em 12h mais de 30% da chuva esperada para o mês
- Pai salva esposa e filho de alagamento em Feira de Santana
- Complexo Convectivo de Mesoescala causa tempestade em Salvador
Previsão do tempo em Salvador
Para quinta (4) e sexta-feira (5), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com chances de 80% de chuvas fracas a moderadas, a qualquer hora do dia. Há risco para alagamento e deslizamento de terra nos dois dias. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as temperaturas variam entre 25ºC e 31ºC.
No fim de semana, a previsão é semelhante. O céu deve fica nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas. Há ainda previsão de trovoadas isoladas. Considera-se também o risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
Mayra Lopes
Mayra Lopes
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!