Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > carnaval
Whatsapp Whatsapp
Folia em Salvador

Atraso, apagão e saída do Ilê: veja como foi 3º dia de Carnaval

Xanddy Harmonia, Léo Santana, Parangolé, Carlinhos Brown estão entre as atrações que desfilaram neste sábado (10)

Iamany Santos • 11/02/2024 às 1:46 • Atualizada em 11/02/2024 às 2:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

O terceiro dia de Carnaval em Salvador, neste sábado (10), foi recheado de altos e baixos para quem foi a um dos circuitos da cidade curtir a folia.

A 'Pipoca Doce', de Xanddy Harmonia e Carla Perez, abriu as comemorações do dia. A dupla agitou uma multidão de crianças e adultos no Circuito Osmar, no Campo Grande. Com o tema "ANIME-se", Xanddy participou da pipoca vestindo uma roupa de “Goku”, personagem do anime japonês Dragon Ball Z. Já Carla, se fantasiou de Naruto para completar o combo.

Leia mais:


				
					Atraso, apagão e saída do Ilê: veja como foi 3º dia de Carnaval
Pipoca Doce no Circuito Osmar. Foto: Sérgio Pedreira / Ag Haack

Apesar da tranquilidade no Osmar, o circuito Dodô (Barra/Ondina) começou o dia com atrasos de trios e falhas em alguns equipamentos dos veículos. O problema levou a um atraso de cerca de 3 horas nas apresentações previstas para o dia.

O 'engarrafamento de trios' deixou pelo menos três veículos presos em sentido contrário no Farol da Barra, ponto de saída dos transportes. A confusão começou no início da manhã deste sábado (10). Em contato com o iBahia, a Saltur, que é responsável pela organização da festa, explicou que toda noite, após a finalização dos desfiles, os trios são desmontados para que na manhã seguinte, retornem com facilidade para o início do circuito.

No entanto, durante a manhã, alguns trios apresentaram problemas em equipamentos. Além do atraso no tempo de reparo, os trios também ficaram impedidos de fazer retorno por causa do desfile dos trios infantis, que acontecem no mesmo circuito. Por causa disso, eles não conseguiram chegar a tempo na fila de saída, para o recomeço na tarde de hoje.


				
					Atraso, apagão e saída do Ilê: veja como foi 3º dia de Carnaval
Imagens de Ivete Sangalo no Circuito Dodô neste sábado (10). Fotos: Webert Belicio - Agnews

Devido a esses problemas, foliões, que estavam aglomerados na avenida, chegaram a vaiar Ivete Sangalo. A cantora, que desfilou pelo Bloco Coruja, chegou a pedir desculpas ao público e deixou o trio de Léo Santana, que desfilava com o Bloco Nana, passar na frente.

"Eu queria também fazer assim, eu queria até voar. Eu posso até cantar para vocês, mas ainda assim eu vou precisar que eu passe. Na verdade eu vou perguntar vocês. Posso perguntar? Vocês podem me ajudar nisso? Podem me ajudar? Porque eu não tenho nenhuma outra alternativa a não ser pedir a ajuda de vocês", disse a cantora ao público.

O trio comandado por Lincoln Senna acabou sendo prejudicado pela série de problemas. Sem conseguir avançar e para adiantar a saída, o veículo fez um desvio pela rua de trás do circuito e saiu na altura do Cristo da Barra, cerca de 1km depois.


				
					Atraso, apagão e saída do Ilê: veja como foi 3º dia de Carnaval
Imagens do Circuito Dodô neste sábado (10). Foto: Fotos: Joilson César/ Ag. Picnews

Alguns artistas chegaram a demonstrar sua insatisfação com o atraso nos trios, que também afetou outras apresentações. O cantor Léo Santana deu "bronca" no motorista de seu trio enquanto puxava a pipoca neste sábado. "Por favor, motorista, eu sei que existe toda uma direção do carnaval de Salvador, mas o comando do meu bloco e do meu trio sou eu", disse ele.

A situação começou após o cantor perceber que o bloco e a pipoca estava sendo apertada por conta da velocidade em que o trio estava passando. O cantor Tonny Sales, que puxou o Trio Parangolé no circuito, assumiu a mesma postura e também se posicionou sobre o problema.

"Isso é a maior falta de respeito a gente passar correndo aqui. Esperamos 5h e agora não vou ter pressa. Não temos culpa. Não sei quem é o culpado e nem interessa", disse.

Também atrasado, o cantor Carlinhos Brown fez um padê para "destrancar as ruas" do circuito. Além disso, o músico deu um banho de pipoca nos foliões.

Apagão

O circuito Dodô também teve outro imprevisto: um apagão que deixou parte da Avenida Oceânica no escuro por cerca de 1h30.


				
					Atraso, apagão e saída do Ilê: veja como foi 3º dia de Carnaval
Foto: Lucas Sales/iBahia

Imagens feitas pelo iBahia mostram um trecho da Avenida Oceânica, entre a varanda do Camarote Expresso 2222, no Farol da Barra, até o Cristo, totalmente apagado. Todos os postes se apagaram e apenas as luzes dos trios iluminam o espaço.

De acordo com a Prefeitura de Salvador, o problema foi causado por uma explosão nas imediações da Rua Francisco Otaviano, afetando o fornecimento em parte da Barra, incluindo o trecho do circuito Dodô.

Equipes da DSIP estão na Barra para acompanhar o caso e aguardam a solução do problema pela Coelba. A Empresa Salvador Turismo (Saltur), que organiza a festa, também informou que acompanha a situação e avalia a dimensão da queda de energia.

Encontro de Margareth Menezes e Gilberto Gil

Apesar dos empecilhos e atrasos, o tão esperado encontro entre Margareth Menezes e Gilberto Gil aconteceu no circuito Barra/Ondina. Da sacada do camarote Expresso 2222, Gil cantou com a ministra, que se apresentava no trio da Cultura com Chico César.

Vídeo: Alex De Paula/ g1

A dupla cantou a música "Toda Menina Baiana" e prestigiou a multidão que ficou para assistir o momento icônico. "Para nós você é a única bios, essa é nossa singela homenagem a você", disse Margareth pouco antes de começarem a cantar.

Saída do Ilê


				
					Atraso, apagão e saída do Ilê: veja como foi 3º dia de Carnaval
Saída do Ilê Aiyê no Curuzu. Fotos: Joá Souza/GOVBA

A saída do Ilê Aiyê também foi um momento marcante das comemorações deste sábado (10). Marcada por artistas, autoridades e a realeza do bloco afro, o momento contou com a presença de Caetano Veloso, Evaldo Macarrão, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, são alguns dos nomes que marcaram presença na sede Ilê, na Ladeira do Curuzu.

Com a ajuda de Caetano, a responsável por vestir as Deusas do Ébano desde a fundação do bloco, Dete Lima, ajudou Larissa Valéria a se preparar para a cerimônia. Pouco depois, aconteceu a cerimônia de soltura das pombas e os integrantes do bloco e outros participantes subiram a ladeira.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CARNAVAL :

Ver mais em Carnaval