icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
GASTRONOMIA

Cinco alimentos gordurosos que você pode comer sem culpa

Eles são ricos em gorduras boas e ainda deixam a sua receita mais saborosa

foto autor

07/11/2014 às 15:15 • Atualizada em 29/08/2022 às 8:34 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Tem gente que evita preparar receitas com determinados ingredientes por achar que eles são muito gordurosos. De fato, alguns alimentos ricos em gordura podem ser muito prejudiciais à saúde, mas outros podem até ajudar o organismo a se manter saudável.
O corpo precisa de gordura - a recomendação é que ela corresponda a 30% da dieta. É ela quem fornece energia ao organismo e ainda ajuda a absorver algumas vitaminas. Por isso, ela não pode ser eliminada do seu cardápio. "As gorduras monoinsaturadas promovem melhora nos níveis de colesterol, saciam a fome e são ricas em minerais como zinco e magnésio; as poliinsaturadas são antiinflamatórias e atuam na promoção dos bons níveis de triglicerídeos e prevenção de doenças do coração", explica a nutricionista Gabriela Maia, em entrevista ao GNT. Veja também:Refresque-se! Aprenda a preparar três delícias com paletas mexicanasMelhor sushiman do mundo alerta para falta de ingredientes no futuroBares servem drinks feitos com cereais matinais
E já que você vai comer gordura de qualquer maneira, é importante saber escolher os alimentos gordurosos mais saudáveis - se consumidos sem exageros, eles não vão fazer mal à saúde e ainda podem fazer parte de pratos deliciosos. Veja cinco alimentos gordurosos que você pode consumir sem culpa:
Abacate
Ele é rico em gordura do vem. Metada de um abacatae tem cerca de 15 g de gordura total, sendo que quase 10 delas são monoinsaturadas. A fruta é muito utilizada na culinária mexicana, sendo o principal ingrediente do guacamole - ótima opção para servir com nachos como petisco.
Azeitona
Dez unidades grandes somam cerca de 5 g de gordura boa. Além de saudável, essa quantidade de azeitonas pode um toque especial à sua salada.
Amêndoa
As oleaginosas em geral, como castanha-do-pará, nozes, pistache e avelãs, são ricas em gordura boa. Dentre elas, a amêndoa é a melhor opção, já que é a menos calórica. Além de ser consumida sozinha, ela pode servir de ingrediente em algumas receitas, como nessa de frango com arroz ao leite de coco.
Ovos
Um ovo tem quase 5 g de gordura, mas metade delas são gorduras do bem. O ingrediente é super versátil e vai bem em diversas receitas, desde entradas até sobremesas. Aproveite!
Salmão
Ele é sim, gorduroso, mas o salmão é cheio de gorduras boas, além de ser rico em ômega-3 e ter importante atuação na prevenção de doenças do coração. O peixe também pode ser a principal fonte de proteína de pratos saborosos e sofisticados.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Gastronomia