Tem gente que evita preparar receitas com determinados ingredientes por achar que eles são muito gordurosos. De fato, alguns alimentos ricos em gordura podem ser muito prejudiciais à saúde, mas outros podem até ajudar o organismo a se manter saudável.
O corpo precisa de gordura - a recomendação é que ela corresponda a 30% da dieta. É ela quem fornece energia ao organismo e ainda ajuda a absorver algumas vitaminas. Por isso, ela não pode ser eliminada do seu cardápio. "As gorduras monoinsaturadas promovem melhora nos níveis de colesterol, saciam a fome e são ricas em minerais como zinco e magnésio; as poliinsaturadas são antiinflamatórias e atuam na promoção dos bons níveis de triglicerídeos e prevenção de doenças do coração", explica a nutricionista Gabriela Maia, em entrevista ao GNT. Veja também:Refresque-se! Aprenda a preparar três delícias com paletas mexicanasMelhor sushiman do mundo alerta para falta de ingredientes no futuroBares servem drinks feitos com cereais matinais
E já que você vai comer gordura de qualquer maneira, é importante saber escolher os alimentos gordurosos mais saudáveis - se consumidos sem exageros, eles não vão fazer mal à saúde e ainda podem fazer parte de pratos deliciosos. Veja cinco alimentos gordurosos que você pode consumir sem culpa:
Abacate
Ele é rico em gordura do vem. Metada de um abacatae tem cerca de 15 g de gordura total, sendo que quase 10 delas são monoinsaturadas. A fruta é muito utilizada na culinária mexicana, sendo o principal ingrediente do guacamole - ótima opção para servir com nachos como petisco.
Azeitona
Dez unidades grandes somam cerca de 5 g de gordura boa. Além de saudável, essa quantidade de azeitonas pode um toque especial à sua salada.
Amêndoa
As oleaginosas em geral, como castanha-do-pará, nozes, pistache e avelãs, são ricas em gordura boa. Dentre elas, a amêndoa é a melhor opção, já que é a menos calórica. Além de ser consumida sozinha, ela pode servir de ingrediente em algumas receitas, como nessa de frango com arroz ao leite de coco.
Ovos
Um ovo tem quase 5 g de gordura, mas metade delas são gorduras do bem. O ingrediente é super versátil e vai bem em diversas receitas, desde entradas até sobremesas. Aproveite!
Salmão
Ele é sim, gorduroso, mas o salmão é cheio de gorduras boas, além de ser rico em ômega-3 e ter importante atuação na prevenção de doenças do coração. O peixe também pode ser a principal fonte de proteína de pratos saborosos e sofisticados.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade