Tem gente que não faz nada sem tomar um cafézinho. A bebida ajuda a começar o dia, a aguentar uma rotina de trabalho e ainda combina perfeitamente com o lanchinho da tarde. Mas é preciso prestar atenção nos males que ela pode trazer.
O excesso de café pode causar irritabilidade, insônia e tensão muscular |
O empreendedor americano Dave Kerpen era viciado em café e bebia litros por dia, até que percebeu que isso lhe trazia mais malefícios do que benefícios. Depois de procurar ajuda médica, ele conseguiu se livrar do hábito de beber café até durante a madrugada, substituindo a bebida por chá verde. Junto com a mudança, ele começou a praticar mais exercícios físicos e, agora, conta que já consegue trabalhar concentrado por longos períodos sem precisar daquela ajudinha extra. Veja também:Croasonho lança dois novos sabores nesta terça-feira (4)Vinhos: pequeno guia de harmonização para principiantesDoceria vende churro de mais de três metros; veja receita
Em um artigo escrito para o site da revista 'Inc.', Kerpen listou as sete razões que o levaram a largar o café:
- A cafeína estimula o fluxo de hormônios causadores de estresse, ansiedade, irritabilidade, insônia e tensão muscular
- Cafeína também pode casuar depressão e distúrbios de atenção.
- O excesso de cafeína pode acabar causando o efeito inverso: quem consome muito café se sente cansado ao longo do dia, além da possibilidade de sofrer com insônia.
- A substância também pode causar desidratação e desconforto digestivo.
- Ela também pode deixar o corpo mais sensível à insulina, o que dificulta o controle da quantidade de açúcar no sangue.
- A cafeína também libera adrenalina. Para Kerpen, o hormônio é importante "se um urso estiver perseguindo você", e não quando é preciso trabalhar e responder e-mails.
- Por fim, o vício em café pode custar muito caro. Kerpen conta que costumava gastar cerca de US$ 50 por semana em café. Desde que parou, ele calcula economizar US$ 2.500 por ano.
Se você também pretende largar o hábito de beber café, uma boa ideia é fazer como Kerpen e substituir a bebida pelo chá verde. Além de saboroso, ele ajuda na perda de gordura abdominal.
Veja também:
Leia também:
AUTOR
AUTOR
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
Acesse a comunidade